Lei cri­a­da após ca­sos de eja­cu­la­ção em ôni­bus pre­vê pe­na­li­da­de de R$ 6.548,76. Se­na­do apro­vou pro­je­to nes­ta se­ma­na que tor­na cri­me es­sa prá­ti­ca, com até 5 anos de pri­são

Metro Brazil (ABC) - - FOCO - VANESSA SELICANI

A lei cri­a­da pa­ra pu­nir ca­sos de as­sé­dio se­xu­al no trans­por­te pú­bli­co de São Ber­nar­do com­ple­ta dez me­ses sem ain­da ter si­do apli­ca­da.

A mul­ta de R$ 6.548,76 foi ado­ta­da após re­per­cus­sões de ca­sos de ho­mens que eja­cu­la­ram em mu­lhe­res nos ôni­bus da Gran­de São Pau­lo, in­cluin­do um epi­só­dio na cidade.

Des­de en­tão, a pre­fei­tu­ra afir­ma que a GCM (Guar­da Ci­vil Municipal) foi aci­o­na­da três ve­zes pe­la po­pu­la­ção pa­ra aten­der ca­sos de as­sé­dio em lo­cais pú­bli­cos. “As três ocor­rên­ci­as fo­ram re­gis­tra­das e os au­to­res es­tão sen­do jul­ga­dos, res­pon­den­do cri­mi­nal­men­te pe­la ação”, diz em no­ta a ad­mi­nis­tra­ção municipal.

Mas as mul­tas não fo­ram apli­ca­das, de acor­do a pre­fei­tu­ra, por­que os fa­tos não fo­ram com­pro­va­dos “após ave­ri­gua­ção das au­to­ri­da­des”. “Res­sal­ta-se que a for­te di­vul­ga­ção da no­va le­gis­la­ção, bem co­mo o re­for­ço no po­li­ci­a­men­to pre­ven­ti­vo, con­tri­buí­ram pa­ra o bai­xo nú­me­ro des­se ti­po de ocor­rên­ci­as”, diz a ges­tão pú­bli­ca. A po­pu­la­ção po­de de­nun­ci­ar os ca­sos na cidade pe­lo te­le­fo­ne 153.

Cri­me

Um no­vo pro­je­to apro­va­do an­te­on­tem pe­lo Se­na­do pre­vê que os ca­sos de im­por­tu­na­ção se­xu­al, co­mo os re­cor­ren­tes no trans­por­te pú­bli­co, se tor­nem cri­me.

O tex­to es­ti­pu­la pe­na de um a cin­co anos de pri­são pa­ra os au­to­res. A mu­dan­ça pro­mo­vi­da no Có­di­go Pe­nal de­pen­de ago­ra ape­nas na san­ção do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (MDB).

Ou­tro te­ma que pas­sa a ser cri­me é a di­vul­ga­ção e trans­mis­são de ví­de­os e fo­tos de es­tu­pros ou de ce­nas de se­xo ou nu­dez sem o con­sen­ti­men­to das pes­so­as nas ima­gens.

Os se­na­do­res apro­va­ram tam­bém au­men­to da pe­na em até dois ter­ços pa­ra ca­sos de es­tu­pros co­me­ti­dos por mais de uma pes­soa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.