Pron­tuá­rio ele­trô­ni­co che­ga em seis me­ses

Re­de de San­to An­dré ini­ci­ou on­tem trei­na­men­to de pes­so­al e ins­ta­la­ção de tec­no­lo­gia

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A Pre­fei­tu­ra de San­to An­dré ini­ci­ou, ofi­ci­al­men­te, o pro­ces­so de in­for­ma­ti­za­ção de to­da a re­de de saú­de pú­bli­ca mu­ni­ci­pal. Na ma­nhã de on­tem, a em­pre­sa que fa­rá a im­plan­ta­ção do sis­te­ma co­me­çou o trei­na­men­to dos pro­fis­si­o­nais. A pro­mes­sa do go­ver­no é ins­ta­lar pron­tuá­rio ele­trô­ni­co em to­dos os equi­pa­men­tos den­tro de seis me­ses.

O pre­fei­to Pau­li­nho Ser­ra (PSDB), que par­ti­ci­pou da apre­sen­ta­ção do sis­te­ma aos ser­vi­do­res, ex­pli­cou que a tec­no­lo­gia faz par­te do pro­gra­ma Qu­a­li­saú­de, que pre­vê a mo­der­ni­za­ção e re­vi­ta­li­za­ção das uni­da­des mé­di­cas do mu­ni­cí­pio. Os pos­tos que fo­ram re­for­ma­dos e re­a­ber­tos pe­lo pro­je­to (Ban­gu, Ci­pres­te, Cam­pes­tre e Bom Pas­tor) já con­tam com o no­vo ser­vi­ço.

Pa­ra a pre­fei­tu­ra, o ga­nho de­ve ser na ges­tão da re­de. O pro­je­to de mo­der­ni­za- ção pre­ten­de ca­das­trar to­dos os cer­ca de 450 mil usuá­ri­os que uti­li­zam os equi­pa­men­tos mu­ni­ci­pais em um sis­te­ma di­gi­tal, aca­ban­do, as­sim, com du­pli­ca­ções de car­tei­ri­nhas do SUS (Sis­te­ma Úni­co de Saú­de) e apri­mo­ran­do o con­tro­le da de­man­da.

“A gen­te já tem fei­to uma saú­de sob me­di­da nas no­vas uni­da­des aber­tas, mas com ba­se em pes­qui­sa de cam­po. O no­vo sis­te­ma vai po­der afi­nar is­so de uma for­ma exa­ta, co­mo, por exem­plo, a quan­ti­da­de de fun­ci­o­ná­ri­os em uma de­ter­mi­na­da re­gião ao in­vés de ou­tra. Es­ta­mos fa­zen­do es­sa mo­der­ni­za­ção pa­ra ter um raio-X re­al da saú­de”, dis­se Pau­li­nho.

Já pa­ra o usuá­rio, o be­ne­fí­cio de­ve ser, se­gun­do o pre­fei­to, de agi­li­da­de no aten­di­men­to. O pro­je­to pre­vê um to­tem ele­trô­ni­co em ca­da uni­da­de pa­ra for­ne­ci­men­to de se­nha na che­ga­da do pa­ci­en­te – to­do o aten­di­men­to fei­to du­ran­te a en­tra­da do mo­ra­dor no equi­pa­men­to se­rá re­gis­tra­do ele­tro­ni­ca­men­te, diz a pre­fei­tu­ra.

O con­tra­to com a em­pre­sa que im­ple­men­ta­rá o sis­te­ma foi fei­to via Fun­da­ção ABC (or­ga­ni­za­ção so­ci­al que pres­ta ser­vi­ço pa­ra a pre­fei­tu­ra na área da saú­de) e tem du­ra­ção de um ano, re­no­vá­vel por, no má­xi­mo, cin­co. A pre­fei­tu­ra es­ti­ma gas­tar en­tre R$ 6 mi­lhões e R$ 7 mi­lhões em to­do o pro­ces­so de mo­der­ni­za­ção, in­cluin­do tec­no­lo­gia, trei­na­men­to dos pro­fis­si­o­nais e in­ves­ti­men­to em in­fra­es­tru­tu­ra das uni­da­des.

Pau­li­nho tam­bém afir­ma que da­qui um ano se­rá pos­sí­vel es­ti­mar qual foi a eco­no­mia ao sis­te­ma de saú­de com im­plan­ta­ção do pron­tuá­rio ele­trô­ni­co nos pos­tos.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/PMSA

Pau­li­nho tes­tou a tec­no­lo­gia on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.