Rai­nha de ‘The Crown’ sur­ge dark em ‘A Ga­ro­ta na Teia de Ara­nha’

Metro Brazil (ABC) - - { CULTURA} -

Cri­a­da pe­lo su­e­co Sti­eg Lars­son (1954-2004) pa­ra a sa­ga li­te­rá­ria “Mil­le­nium”, a hac­ker Lis­beth Sa­lan­der já foi vi­vi­da nos ci­ne­mas por No­o­mi Ra­pa­ce e Ro­o­ney Ma­ra, mas cou­be à bri­tâ­ni­ca Clai­re Foy, de “The Crown”, in­ter­pre­tar a per­so­na­gem após a on­da fe­mi­nis­ta que deu ori­gem a mo­vi­men­tos co­mo #MeToo em “A Ga­ro­ta na Teia de Ara­nha”, que es­treia ho­je.

O lon­ga adap­ta o quar­to li­vro da sé­rie, es­cri­to por Da­vid La­ger­crantz, em 2015, após a mor­te de Lars­son. O ro­man­ce é con­tes­ta­do por fãs mais pu­ris­tas, e o mes­mo de­ve acon­te­cer com o no­vo fil­me. Se an­tes Lis­beth des­ba­ra­ta­va ca­sos em ex­tre­ma sin­to­nia com o jor­na­lis­ta Mi­ka­el Blomk­vist, vi­vi­do ago­ra por Sver­rir Gud­na­son, a per­so­na­gem as­su­me aqui o pro­ta­go­nis­mo to­tal.

Des­sa vez, a hac­ker é con­tra­ta­da por um ex-fun­ci­o­ná­rio da Agên­cia Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça dos EUA pa­ra re­cu­pe­rar um soft­ware que con­tro­la ogi­vas em qual­quer par­te do mun­do. Aqui ela co- lo­ca su­as ha­bi­li­da­des fí­si­cas à pro­va pa­ra pro­te­ger o fi­lho do su­jei­to ao mes­mo tem­po em que ten­ta evi­tar o apo­ca­lip­se e pre­ci­sa li­dar com trau­mas do pas­sa­do.

Um dos pro­ble­mas da pro­du­ção é ten­tar apre­sen­tar Lis­beth co­mo uma he­roí­na in­fa­lí­vel, ape­sar de ator­men­ta­da. É di­fí­cil acre­di­tar na trans­for­ma­ção de­la em al­guém ca­paz de en­fren­tar pra­ti­ca­men­te so­zi­nha uma me­ga­cor­po­ra­ção do mal, es­pe­ci­al­men­te qu­an­do a per­so­na­gem tem pou­cas fa­las pa­ra mos­trar ao pú­bli­co a que veio. Ape­sar de ta­len­to­sa, Clai­re Foy tem atu­a­ção que não vai mui­to além de um pas­ti­che dark e ge­ran­do um des­per­dí­cio de pro­ta­go­nis­tas fe­mi­ni­nas for­tes em uma Hollywo­od ain­da mui­to mas­cu­li­na.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Clai­re Foy é a no­va Lis­beth Sa­lan­der

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.