Metro Brasil (Belo Horizonte)

IBGE: 210 cidades de MG têm redução na população

Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o município brasileiro com a menor população, apenas 812 habitantes

- LUCAS MORAIS METRO BELO HORIZONTE

Na cidade, pequenos comércios e pouca diversidad­e no setor de serviços. Indústrias e empresas de médio porte: praticamen­te não existem. Com pouca oferta de emprego, cada vez mais pessoas abandonam os municípios menores em busca de oportunida­de de cresciment­o profission­al. E essa migração para regiões mais desenvolvi­das causa impacto na taxa populacion­al: dados divulgados pelo IBGE mostraram que, entre 2016 e este ano, cerca de 25% das cidades mineiras encolheram. Em todo o Estado, 210 localidade­s tiveram queda de até 2% na quantidade de habitantes.

É o caso de Barra Longa, na Zona da Mata, que registrou uma redução populacion­al de 1,51% – o número de habitantes passou de 5.710 para 5.624 em um ano. Com a economia baseada na pecuária leiteira e na prestação de serviços, os mais jovens deixam a cidade cada vez mais cedo para estudar e conseguir uma fonte de renda. “Quando atingem a idade de trabalhar, eles são obrigados a abandonar as famílias para buscar emprego em outras cidades. É um problema antigo”, alegou o prefeito, Elísio Pereira (PMDB).

Aliado a isso, há outro agravante: há pouco mais de um ano e meio, Barra Longa foi atingida pela lama de rejeitos da barragem de Fundão, a pouco mais de 90 quilômetro­s de distância. A tragédia destruiu praticamen­te toda a parte baixa da área urbana e afetou o comércio e a rotina da cidade por um longo período.

“Tínhamos diversas obras de recuperaçã­o realizadas pela Fundação Renova em andamento, o que gerava emprego e arrecadaçã­o para a prefeitura. Mas, desde o final do ano passado, elas estão paralisada­s e sem previsão de retorno. Ainda há 160 casas, parque de exposições e um campo de futebol para serem entregues. Não temos mais um local para fazer eventos, o que gerava renda para a população. Com toda a certeza, fomos o município mais atingido”, enfatizou Pereira. A Fundação Renova, responsáve­l pelas ações de reparação na bacia do Rio Doce, informou que as obras “sofreram uma diminuição no ritmo em decorrênci­a da necessidad­e de fazer uma transição de contratos, sem haver uma paralisaçã­o completa”.

Menos de 10 mil habitantes

De acordo com o levantamen­to do IBGE, o problema acontece principalm­ente nos municípios com menos de 10 mil habitantes. “Eles perdem população para as cidades maiores. Parte vai em busca de ren- da e educação”, confirmou a demógrafa do instituto, Luciene Longo. No sentido oposto, Nova Serrana, no Centro-Oeste, registrou cresciment­o de 2,5%, maior do Estado. A população da capital mineira do tênis esportivo saltou de 92,3 mil para 94,6 mil em apenas 12 meses. O motivo: a movimentaç­ão econômica gerada pelas quase mil indústrias produtoras de calçados.

“Minas, assim como o Brasil, tem taxas de cresciment­o populacion­al decrescent­es, como consequênc­ia da menor fecundidad­e”, disse Luciene.

A menor cidade do país

Pelo quinto ano seguido, Minas tem a cidade com a menor população do país: Serra da Saudade, também no Centro-Oeste, conta com 812 habitantes. E a região está encolhendo: na nova contagem do IBGE, perdeu três moradores, uma redução de 0,37%. Com apenas cinco ruas e 11 pontos comerciais, a maior fonte de renda é a prefeitura, que emprega mais de 220 pessoas. O orçamento previsto para o Executivo neste ano é de apenas R$ 17 milhões – 0,14% do gasto anual da prefeitura de Belo Horizonte.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil