IBGE: 210 ci­da­des de MG têm re­du­ção na po­pu­la­ção

Ser­ra da Sau­da­de, em Mi­nas Ge­rais, é o mu­ni­cí­pio bra­si­lei­ro com a me­nor po­pu­la­ção, ape­nas 812 ha­bi­tan­tes

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Front Page - LU­CAS MO­RAIS ME­TRO BE­LO HO­RI­ZON­TE

Na ci­da­de, pe­que­nos co­mér­ci­os e pou­ca di­ver­si­da­de no se­tor de ser­vi­ços. In­dús­tri­as e em­pre­sas de mé­dio por­te: pra­ti­ca­men­te não exis­tem. Com pou­ca ofer­ta de em­pre­go, ca­da vez mais pes­so­as aban­do­nam os mu­ni­cí­pi­os me­no­res em bus­ca de opor­tu­ni­da­de de cres­ci­men­to pro­fis­si­o­nal. E es­sa mi­gra­ção pa­ra re­giões mais de­sen­vol­vi­das cau­sa im­pac­to na ta­xa po­pu­la­ci­o­nal: da­dos di­vul­ga­dos pe­lo IBGE mos­tra­ram que, en­tre 2016 e es­te ano, cer­ca de 25% das ci­da­des mi­nei­ras en­co­lhe­ram. Em to­do o Es­ta­do, 210 lo­ca­li­da­des ti­ve­ram que­da de até 2% na quan­ti­da­de de ha­bi­tan­tes.

É o ca­so de Bar­ra Lon­ga, na Zo­na da Ma­ta, que re­gis­trou uma re­du­ção po­pu­la­ci­o­nal de 1,51% – o nú­me­ro de ha­bi­tan­tes pas­sou de 5.710 pa­ra 5.624 em um ano. Com a eco­no­mia ba­se­a­da na pe­cuá­ria lei­tei­ra e na pres­ta­ção de ser­vi­ços, os mais jo­vens dei­xam a ci­da­de ca­da vez mais ce­do pa­ra es­tu­dar e con­se­guir uma fon­te de ren­da. “Quan­do atin­gem a ida­de de trabalhar, eles são obri­ga­dos a aban­do­nar as fa­mí­li­as pa­ra bus­car em­pre­go em ou­tras ci­da­des. É um pro­ble­ma an­ti­go”, ale­gou o pre­fei­to, Elí­sio Pe­rei­ra (PMDB).

Ali­a­do a is­so, há ou­tro agra­van­te: há pou­co mais de um ano e meio, Bar­ra Lon­ga foi atin­gi­da pe­la la­ma de re­jei­tos da bar­ra­gem de Fun­dão, a pou­co mais de 90 quilô­me­tros de dis­tân­cia. A tra­gé­dia des­truiu pra­ti­ca­men­te to­da a par­te bai­xa da área ur­ba­na e afe­tou o co­mér­cio e a ro­ti­na da ci­da­de por um lon­go pe­río­do.

“Tí­nha­mos di­ver­sas obras de re­cu­pe­ra­ção re­a­li­za­das pe­la Fun­da­ção Re­no­va em an­da­men­to, o que ge­ra­va em­pre­go e ar­re­ca­da­ção pa­ra a pre­fei­tu­ra. Mas, des­de o fi­nal do ano pas­sa­do, elas es­tão pa­ra­li­sa­das e sem pre­vi­são de re­tor­no. Ain­da há 160 ca­sas, par­que de ex­po­si­ções e um cam­po de fu­te­bol pa­ra se­rem en­tre­gues. Não te­mos mais um lo­cal pa­ra fa­zer even­tos, o que ge­ra­va ren­da pa­ra a po­pu­la­ção. Com to­da a cer­te­za, fo­mos o mu­ni­cí­pio mais atin­gi­do”, en­fa­ti­zou Pe­rei­ra. A Fun­da­ção Re­no­va, res­pon­sá­vel pe­las ações de re­pa­ra­ção na bacia do Rio Do­ce, in­for­mou que as obras “so­fre­ram uma di­mi­nui­ção no rit­mo em de­cor­rên­cia da ne­ces­si­da­de de fa­zer uma tran­si­ção de con­tra­tos, sem ha­ver uma pa­ra­li­sa­ção com­ple­ta”.

Me­nos de 10 mil ha­bi­tan­tes

De acor­do com o le­van­ta­men­to do IBGE, o pro­ble­ma acon­te­ce prin­ci­pal­men­te nos mu­ni­cí­pi­os com me­nos de 10 mil ha­bi­tan­tes. “Eles per­dem po­pu­la­ção pa­ra as ci­da­des mai­o­res. Par­te vai em bus­ca de ren- da e edu­ca­ção”, con­fir­mou a de­mó­gra­fa do ins­ti­tu­to, Lu­ci­e­ne Lon­go. No sen­ti­do opos­to, No­va Ser­ra­na, no Cen­tro-Oes­te, re­gis­trou cres­ci­men­to de 2,5%, mai­or do Es­ta­do. A po­pu­la­ção da ca­pi­tal mi­nei­ra do tê­nis es­por­ti­vo sal­tou de 92,3 mil pa­ra 94,6 mil em ape­nas 12 me­ses. O mo­ti­vo: a mo­vi­men­ta­ção econô­mi­ca ge­ra­da pe­las qua­se mil in­dús­tri­as pro­du­to­ras de cal­ça­dos.

“Mi­nas, as­sim co­mo o Bra­sil, tem ta­xas de cres­ci­men­to po­pu­la­ci­o­nal de­cres­cen­tes, co­mo con­sequên­cia da me­nor fe­cun­di­da­de”, dis­se Lu­ci­e­ne.

A me­nor ci­da­de do país

Pe­lo quin­to ano se­gui­do, Mi­nas tem a ci­da­de com a me­nor po­pu­la­ção do país: Ser­ra da Sau­da­de, tam­bém no Cen­tro-Oes­te, con­ta com 812 ha­bi­tan­tes. E a re­gião es­tá en­co­lhen­do: na no­va con­ta­gem do IBGE, per­deu três mo­ra­do­res, uma re­du­ção de 0,37%. Com ape­nas cin­co ru­as e 11 pon­tos co­mer­ci­ais, a mai­or fon­te de ren­da é a pre­fei­tu­ra, que em­pre­ga mais de 220 pes­so­as. O or­ça­men­to pre­vis­to pa­ra o Exe­cu­ti­vo nes­te ano é de ape­nas R$ 17 mi­lhões – 0,14% do gas­to anu­al da pre­fei­tu­ra de Be­lo Ho­ri­zon­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.