‘IRMA’DEI­XA RASTRO DE DESTRUIÇÃO NA FLÓRIDA

Fu­ra­cão cau­sou inun­da­ção e ao me­nos 3 mor­tes no sul, mas per­de for­ça con­for­me avan­ça pe­lo oes­te do Es­ta­do

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Front Page -

De­pois de ma­tar 28 pes­so­as no Ca­ri­be, o fu­ra­cão “Irma” to­cou on­tem de ma­nhã o so­lo de Mar­co Is­land, na Flórida (EUA), co­mo ca­te­go­ria 4, mas, à tar­de, foi re­bai­xa­do à ca­te­go­ria 2, se­guin­do co­mo tem­pes­ta­de po­de­ro­sa, inun­dan­do ru­as de Mi­a­mi e dei­xan­do qua­se 3 milhões de pes­so­as sem ener­gia elé­tri­ca. Os ven­tos che­ga­ram com ve­lo­ci­da­de de 209 km/h pe­la ma­nhã, per­de­ram for­ça e che­ga­ram a 175 km/h – no Ca­ri­be, fo­ram de até 295 km/h.

To­do o sul da Flórida es­ta­va sen­tin­do os efei­tos da tem­pes­ta­de, com ao me­nos três mor­tos, uma mu­lher que te­ve de dar à luz so­zi­nha, tor­res de apar­ta­men­tos ba­lan­çan­do com os ven­tos e ár­vo­res der­ru­ba­das. Tam­pa e Hur­ri­ca­ne Bays re­gis­tra­ram on­das mais bai­xas, com bar­cos vi­ra­dos.

O “Irma” che­gou a ser um dos fu­ra­cões mais po­de­ro­sos já vis­tos no Atlân­ti­co. Cer­ca de 6,5 milhões de pes­so­as, ou um ter­ço da po­pu­la­ção da Flórida, receberam or­dens pa­ra dei­xar o Es­ta­do. “Es­sa é uma si­tu­a­ção de ame­a­ça à vi­da”, dis­se o governador, Rick Scott.

O “Irma” de­ve cau­sar bi­lhões de dó­la­res em da­nos ao ter­cei­ro Es­ta­do mais po­pu­lo­so dos EUA, um im­por­tan­te cen­tro tu­rís­ti­co com uma eco­no­mia que res­pon­de por cer­ca de 5% do PIB dos EUA.

Luí­za Can­dal Camm “Es­tá tu­do ala­ga­do. Não dá pa­ra ver o pré­dio à nos­sa fren­te” Isa­bel­la Al­mei­da “Os mer­ca­dos es­ta­vam pra­ti­ca­men­te sem ali­men­to. Não ti­nha mais água em ne­nhum lu­gar” De­nis Me­ne­zes “Não há nin­guém nas ru­as, is­so aqui pa­re­ce uma ci­da­de-fan­tas­ma” Eduardo Ro­cha “Co­lo­quei os ob­je­tos de mai­or va­lor em ci­ma de al­guns mó­veis pa­ra ten­tar pro­te­gê-los”

REUTERS

Mo­to­ris­ta mor­reu após ca­mi­nho­ne­te ser ar­re­mes­sa­da con­tra ár­vo­re em Flórida Keys

CHIP SOMODEVILLA/GETTY

On­das de até 5 me­tros atin­gi­ram píer em Fort Lau­der­da­le

JOE RAEDLE/GETTY

Ru­as inun­da­das e es­ti­lha­ços de vi­dro no chão em Mi­a­mi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.