Pre­fei­tu­ra quer agen­tes mu­ni­ci­pais no Anel

Ka­lil re­ba­te crí­ti­cas e afir­ma que a BHT­rans e Guar­da Mu­ni­ci­pal têm com­pe­tên­cia pa­ra ad­mi­nis­trar via

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Front Page -

O pre­fei­to Ale­xan­dre Ka­lil (PHS) anun­ci­ou on­tem, du­ran­te en­tre­vis­ta co­le­ti­va, a ação ci­vil pú­bli­ca mo­vi­da pe­lo Exe­cu­ti­vo mu­ni­ci­pal con­tra a União, a ANTT (Agên­cia Na­ci­o­nal de Trans­por­te Ter­res­tre), o DNIT (De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de In­fra­es­tru­tu­ra e Transportes) e a con­ces­si­o­ná­ria Via 040. O mo­ti­vo se­ria o ‘aban- do­no do Anel Ro­do­viá­rio’.

A ação pre­vê que o mu­ni­cí­pio pas­se a ad­mi­nis­trar o Anel Ro­do­viá­rio por to­da sua ex­ten­são; a pre­fei­tu­ra jus­ti­fi­ca o pe­di­do afir­man­do que “por ne­gli­gên­cia e omis­são dos ór­gãos fe­de­rais, [o Anel Ro­do­viá­rio] vem sen­do pal­co de re­pe­ti­dos aci­den­tes que, só nes­te ano, cau­sa­ram 11 mor­tes e pro­vo­ca­ram fe­ri­men­tos em 15 pes­so­as”. A Pre­fei­tu­ra tam­bém en­trou com uma re­pre­sen­ta­ção cri­mi­nal, no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, con­tra o Su­pe­rin­ten­den­te Re­gi­o­nal do DNIT em Mi­nas Ge­rais, Fa­bi­a­no Mar­tins Cu­nha, pe­los cri­mes de ho­mi­cí­dio e le­são cor­po­ral cul­po­sos, pre­va­ri­ca­ção e não si­na­li­za­ção ade­qua­da do Anel.

O pre­fei­to afir­ma que os ór­gãos mu­ni­ci­pais têm a com­pe­tên­cia de ad­mi­nis­trar os 27km do Anel. “Qu­em vai ad­mi­nis­trar se vi­er o di­nhei­ro e a mu­ni­ci­pa­li­za­ção é a Guar­da Mu­ni­ci­pal, que é as­sun­to de guar­da de polícia, e a BHT­rans, com os en­ge­nhei­ros com­pe­ten­tes que nós te­mos, sim”, afir­mou o pre­fei­to du­ran­te a co­le­ti­va. “Nós va­mos pas- sar três anos sem aci­den­tes fa­tais. O ca­so lá ho­je já não é de es­tra­da, é co­mo se fos­se ca­so de ti­ro­teio, de ban­di­do. Evi­tar mor­te em trân­si­to não é tão di­fí­cil, é só não aban­do­nar”, com­ple­ta.

Até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção, a ANTT, o DNIT e a Via 040 ain­da não ha­vi­am se po­si­ci­o­na­do a res­pei­to do as­sun­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.