EUA: Ir­ma per­de for­ça e se tor­na tem­pes­ta­de

Fu­ra­cão cau­sou ala­ga­men­tos em Orlando e Day­to­na Be­a­ch. Vá­ri­as ci­da­des se­guem sem ener­gia

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Front Page -

O fu­ra­cão “Ir­ma” foi re­bai­xa­do on­tem a tem­pes­ta­de tro­pi­cal na costa oes­te da Fló­ri­da, por on­de avan­ça ru­mo ao norte dos EUA. No úl­ti­mo do­min­go, ele che­gou co­mo ca­te­go­ria 4, inun­dou ru­as de Mi­a­mi, ma­tou ao me­nos três pes­so­as e dei­xou cer­ca de 5 mi­lhões de mo­ra­do­res sem ener­gia elé­tri­ca no Es­ta­do.

On­tem, o “Ir­ma” pro­vo­cou ra­ja­das de ven­to de até 160 km/h por ho­ra e chu­vas tor­ren­ci­ais em áre­as de Orlando. No Es­ta­do da Geór­gia, pro­vo­cou que­das de ár­vo­res e inun­da­ções em al­guns bair­ros. Se­gun­do as au­to­ri­da­des, uma pes­soa mor­reu.

Os mai­o­res es­tra­gos do “Ir­ma”, po­rém, fo­ram re­gis­tra­dos nos di­as an­te­ri­o­res, nas ilhas do Ca­ri­be. Em Cu­ba, o go­ver­no di­vul­gou on­tem que hou­ve dez mor­tes, ele­van­do pa­ra 42 o to­tal de óbi­tos do fu­ra­cão.

Re­por­ta­gem do jor­nal norte-ame­ri­ca­no “The New York Ti­mes” in­for­ma que em ilhas ca­ri­be­nhas de­vas­ta­das pe­la tem­pes­ta­de já es­ta­ri­am ocor­ren­do sa­ques não so­men­te de ali­men­tos, mas tam­bém de pro­du­tos mais ca­ros, co­mo ele­trô­ni­cos.

O bi­li­o­ná­rio Ri­chard Bran­son, fun­da­dor do gru­po Vir­gin, te­ve sua man­são des­truí­da nas Ilhas Vir­gens Bri­tâ­ni­cas. De Por­to Ri­co, ele es­tá co­or­de­nan­do ações de aju­da às ví­ti­mas. Ou­tra ce­le­bri­da­de que so­freu per­das foi o ator Ro­bert De Ni­ro, cu­jo re­sort em Bar­bu­da foi com­ple­ta­men­te de­vas­ta­do pe­la for­ça dos ven­tos.

O “Ir­ma” que­brou uma sé­rie de re­cor­des e já é con­si­de­ra­do o fu­ra­cão mais for­te do Atlân­ti­co, se­gun­do a ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das). Ele te­ve ven­tos que ul­tra­pas­sa­ram os 297 km/h du­ran­te 37 ho­ras, tor­nan­do-se o fu­ra­cão de mai­or in­ten­si­da­de já re­gis­tra­do na re­gião.

Ho­je a FAB ( For­ça Aé­re­as Bra­si­lei­ra) irá res­ga­tar 32 bra­si­lei­ros que es­tão na Ilha de São Mar­ti­nho.

| TAMI CHAPPELL / REUTERS

Na Geór­gia, ár­vo­re des­truiu par­ci­al­men­te uma casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.