Ho­je, co­me­mo­ra-se o Dia Sem Car­ro

No en­tan­to, cres­ce fro­ta nas ru­as e cai to­tal de usuá­ri­os dos ôni­bus

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Front Page -

Em seu tra­je­to diá­rio en­tre o bair­ro Jar­dim Amé­ri­ca, na re­gião Oes­te de BH, até a Sa­vas­si, o es­tu­dan­te João Re­na­to Du­rães le­va, de ôni­bus, 60 mi­nu­tos; de car­ro es­se tem­po é re­du­zi­do pa­ra ape­nas 20. E es­se foi o prin­ci­pal mo­ti­vo pa­ra que ele tro­cas­se o trans­por­te co­le­ti­vo pe­lo in­di­vi­du­al. “Vo­cê pre­ci­sa abrir mão de par­te do seu dia pa­ra che­gar no pon­to e pe­gar o ôni­bus que, além de de­mo­rar, ain­da tem um tra­je­to que dá mui­tas vol­tas. As li­nhas que aten­dem mi­nha re­gião ain­da são pou­cas e eu aca­bo pre­ci­san­do fa­zer bal­de­a­ção”, re­la­ta.

E o es­tu­dan­te não é pon­to fo­ra da cur­va. Se­gun­do da­dos da BHT­rans, de 2015 pa­ra 2016 o nú­me­ro de usuá­ri­os de trans­por­te pú­bli­co da ca­pi­tal mi­nei­ra caiu em pe­lo me­nos 7%; quan­do com­pa­ra­mos o pri­mei­ro se­mes­tre do ano pas­sa­do com o mes­mo pe­río­do des­te ano, a que­da é ain­da mai­or: de 10%. Em con­tra­par­ti­da, a fro­ta de veí­cu­los em BH au­men­tou 5% en­tre 2015 e 2016.

Na da­ta em que se co­me­mo­ra o Dia Mun­di­al Sem Car­ro, o Metro Jor­nal le­van­ta o se­guin­te ques­ti­o­na­men­to: mes­mo com os re­cen­tes in­ves­ti­men­tos em trans­por­te pú­bli­co e em tem­pos de cri­se econô­mi­ca, o que mo­ti­va as pes­so­as a con­ti­nu­a­rem tro­can­do o trans­por­te co­le­ti­vo pe­lo in­di­vi­du­al?

O pro­fes­sor do de­par­ta­men­to de En­ge­nha­ria de Trans­por­te do Ce­fet-MG, Gui­lher­me Lei­va, ex­pli­ca que o prin­ci­pal fa­tor que mo­ti­va a que­da no nú­me­ro de usuá­ri­os de co­le­ti­vo é a cul­tu­ra de trans­por­te in­di­vi­du­al do bra­si­lei­ro. “Te­mos uma cul­tu­ra de uso de au­to­mó­veis e mo­to­ci­cle­tas e de bai­xo in­ves­ti­men­to em trans­por­te pú­bli­co. Mes­mo em si­tu­a­ção de cri­se, ve­mos um au­men­to no uso do trans­por­te in­di­vi­du­al”, ex­pli­ca.

Lei­va tam­bém res­sal­ta que a cri­se econô­mi­ca foi fa­tor cru­ci­al pa­ra uma me­nor pro­cu­ra dos usuá­ri­os pe­lo trans­por­te co­le­ti­vo. “Boa par­te das pes­so­as que usam o trans­por­te pú­bli­co são tra­ba­lha­do­res for­mais, que re­ce­bem va­le-trans­por­te. Com o au­men­to do de­sem­pre­go, vo­cê au­to­ma­ti­ca­men­te tem uma que­da no nú­me­ro des­ses usuá­ri­os”, com­ple­ta.

O al­to pre­ço das ta­ri­fas tam­bém é um fa­tor de­ter­mi­nan­te pa­ra que as pes­so­as uti­li­zem me­nos o trans­por­te co­le­ti­vo. “O au­men­to da pas­sa­gem é ex­clu­den­te. A ca­da cen­ta­vo a mais, vo­cê ex­clui uma par­ce­la da po­pu­la­ção do trans­por­te pú­bli­co”, res­sal­ta o pro­fes­sor. O es­tu­dan­te João Re­na­to Du­rães afir­ma que o pre­ço da ta­ri­fa tam­bém con­tri­buiu pa­ra que ele tro­cas­se o ôni­bus pe­lo car­ro. “A pas­sa­gem é mui­to ca­ra quan- do ana­li­sa­mos o ser­vi­ço que a gen­te re­ce­be”, ar­gu­men­ta.

O pro­fes­sor ain­da afir­ma que os in­ves­ti­men­tos re­cen­tes no trans­por­te em BH não fo­ram su­fi­ci­en­tes pa­ra uma re­al mu­dan­ça na mo­bi­li­da­de ur­ba­na da ci­da­de. “O Mo­ve con­tri­buiu pa­ra me­lhor vi­a­gem de quem já é usuá­rio, mas não foi o su­fi­ci­en­te pa­ra que atraís­se quem usa o trans­por­te in­di­vi­du­al”, ex­pli­ca. Se­gun­do ele, a saí­da se­ria a cons­tru­ção de uma re­de de trans­por­te mais es­tru­tu­ra­da. “Atu­al­men­te o Mo­ve, por exem­plo, aten­de a de­ter­mi­na­dos cor­re­do­res e re­giões, mas não in­te­gra a ci­da­de co­mo um to­do”, com­ple­ta.

As­sim co­mo mui­tos belo-ho­ri­zon­ti­nos, João Re­na­to so­nha com um me­trô mais efi­ci­en­te. “O ide­al se­ria a ex­pan­são do me­trô. Ele é efi­ci­en­te quan­do é con­ve­ni­en­te, mas não abran­ge vá­ri­as re­giões”, con­ta. “Pe­lo me­nos um in­ves­ti­men­to em cor­re­do­res ex­clu­si­vos, co­mo acon­te­ce na Antô­nio Car­los e na Cris­ti­a­no Ma­cha­do, pa­ra que in­cen­ti­ve já que não tem trân­si­to”, com­ple­ta.

| VANDER BRAS/PBH

PBH im­plan­tou Mo­ve co­mo uma so­lu­ção pa­ra o trans­por­te em BH

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.