Metro Brasil (Belo Horizonte)

Avião. Tarifas caem entre 7% e 30% com cobrança de bagagem, diz associação

-

Levantamen­to da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) indica que as tarifas aéreas em voos nacionais tiveram uma queda entre 7% e 30% desde o início da cobrança por bagagem despachada, dependendo da rota da companhia. Essas variações de preços foram registrada­s por Azul, Gol e Latam – companhias que já implementa­ram a nova regra – entre junho e o início de setembro.

Os primeiros resultados da desregulam­entação da franquia da bagagem entrou em vigor, em meados de junho, foram apresentad­os ontem pela associação.

Segundo os dados preliminar­es, na Gol, a maior baixa de preços aconteceu no trecho Galeão-Salvador (-30,4%) entre junho e setembro. A Azul apresentou queda de 38% do trecho Brasília-Reci- fe entre julho do ano passado e julho deste ano. Na Latam, o mesmo trecho apresentou queda semelhante (33%).

Já segundo a inflação medida pelo IPCA-15, os preços das passagens subiram 21,3% em setembro. A alta acumulada é de 17,88% em 12 meses, mas foi registrada uma queda de 12,99% entre janeiro e setembro.

A Abear informou ainda que a parcela dos passageiro­s que viajam sem bagagem varia de 60% (Azul), 63% (Latam) a 65% (Gol). No caso da Gol, houve aumento de 50% no volume de viajantes que não despacham bagagem, em relação ao mesmo período do ano passado. Latam e Azul não forneceram dados sobre cresciment­o. Já a Avianca começa a cobrar por bagagem despachada a partir da próxima segunda-feira.

 ?? | JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Cerca de 60% dos passageiro­s viajam sem bagagem
| JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Cerca de 60% dos passageiro­s viajam sem bagagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil