No­vos pon­tos de Wi-Fi em vi­las e aglo­me­ra­dos

Com fo­co em re­giões ca­ren­tes, pro­je­to da pre­fei­tu­ra pre­ten­de do­brar os lo­cais com aces­so gra­tui­to à in­ter­net até 2018

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - Foco -

Fa­ci­li­tar e de­mo­cra­ti­zar o aces­so à in­ter­net pe­las ru­as de Be­lo Ho­ri­zon­te. Es­sa é a pro­mes­sa da Pre­fei­tu­ra que, por meio da Pro­da­bel (Em­pre­sa de In­for­má­ti­ca e In­for­ma­ção do Mu­ni­cí­pio), pre­ten­de mais que do­brar os pon­tos de Wi-Fi pú­bli­cos da ca­pi­tal, vi­san­do, prin­ci­pal­men­te, as vi­las e os aglo­me­ra­dos. “O gran­de pas­so des­se pro­gra­ma é a in­clu­são di­gi­tal da po­pu­la­ção mais ca­ren­te. A gen­te quer de­mo­cra­ti­zar o aces­so à in­ter­net”, afir­ma o di­re­tor de in­fra-es­tru­tu­ra da Pro­da­bel, Le­o­nar­do Ros­coe.

Atu­al­men­te, são 52 pon­tos de Wi-Fi to­tal­men­te gra­tui­tos e se­gu­ros pe­la ci­da­de, dis­tri­buí­dos em 18 par­ques e pra­ças, 17 lo­cais pú­bli­cos e 17 vi­las e aglo­me­ra­dos. O tra­ba­lho de am­pli­a­ção da re­de pre­vê que 40 no­vas lo­ca­li­da­des es­te­jam dis­po­ní­veis ain­da nes­te ano e ou­tras 20 em 2018, che­gan­do a um to­tal de 112; dos 60 no­vos pon­tos, 50 se­rão em vi­las e aglo­me­ra­dos.

Pa­ra uti­li­zar o ser­vi­ço, que é to­tal­men­te gra­tui­to, o usuá­rio pre­ci­sa lo­gar na re­de “BHDi­gi­tal_P­re­fei­tu­ra” e re­a­li­zar um ca­das­tro, em que é ne­ces­sá­rio in­for­mar no­me, CPF, e-mail e da­ta de nascimento. Em se­gui­da, bas­ta cri­ar o lo­gin e a se­nha e co­me­çar a uti­li­zar. Com o lo­gin cri­a­do, o usuá­rio po­de se co­nec­tar em qu­al­quer pon­to es­pa­lha­do pe­la ci­da­de. A Pro­da­bel con­ta­bi- li­za, atu­al­men­te, de cer­ca de 250 mil ci­da­dãos ca­das­tra­dos, com uma mé­dia de 7 mil no­vos ca­das­tros men­sais.

Fun­ci­o­na­men­to

A es­tu­dan­te Le­tí­cia Al­mei­da, uti­li­za e apro­va o ser­vi­ço de Wi-Fi da pre­fei­tu­ra. “Já usei di­ver­sas ve­zes, prin­ci­pal­men­te nos ar­re­do­res das Pra­ças da Es­ta­ção e Se­te. No ge­ral, fun­ci­o­na mui­to bem e car­re­ga até re­des bem pe­sa­das”, co­men­ta. De­pois de se ca­das­trar, Le­tí­cia pas­sou a uti­li­zar a in­ter­net em ou­tros pon­tos da ca­pi­tal. “No iní­cio eu até che­guei a fi­car re­ce­o­sa por­que pre­ci­sa in­se­rir vá­ri­os da­dos, mas de­pois vi que era se­gu­ra”, com­ple­ta.

Mas tam­bém tem aque­les que en­con­tram di­fi­cul­da­des pa­ra se co­nec­tar. É o ca­so do es­tu­dan­te An­dré Ja­co­mi­ni, que não con­si­de­ra sa­tis­fa­tó­rio o ser­vi­ço ofe­re­ci­do pe­la Pre­fei­tu­ra. “Nunca fun­ci­o­nou co­mi­go. Já ten­tei nas pra­ças Se­te, da Li­ber­da­de e da Sa­vas­si. Che­ga a co­nec­tar no ce­lu­lar, mas não da re­de e não co­nec­ta em si­te ne­nhum”, re­la­ta. “Eu fiz o ca­das­tro, ten­tei tu­do. E já ten­tei vá­ri­as ve­zes, por­que pas­so por es­ses lu­ga- res sem­pre pa­ra tra­ba­lhar e es­tu­dar”, com­ple­ta.

A Pro­da­bel in­for­ma que o no­vo pro­je­to de ex­pan­são pre­vê, tam­bém, a me­lho­ria da qua­li­da­de do ser­vi­ço. “Nos­sa pri­o­ri­da­de, ho­je, não é ape­nas am­pli­ar o nú­me­ro de lo­cais com aces­so, mas tam­bém au­men­tar a ca­pa­ci­da­de dos pon­tos já exis­ten­tes. É mui­to im­por­tan­te ofe­re­cer ao ci­da­dão um ser­vi­ço com qua­li­da­de”, afir­ma Le­an­dro Gar­cia, pre­si­den­te da Pro­da­bel. “Nós es­ta­mos re­ven­do to­do o pro­gra­ma e ve­ri­fi­can­do to­dos os pon­tos. Es­ta­mos cor­ri­gin­do pro­ble­mas e, in­clu­si­ve, va­mos tro­car pon­tos que não es­tão fun­ci­o­nan­do”, pro­me­te o di­re­tor de in­fra-es­tru­tu­ra Le­o­nar­do Ros­coe.

| PBH/DIVULGAÇÃO

Pa­ra aces­sar, é preciso re­a­li­zar um ca­das­tro no si­te da pre­fei­tu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.