Metro Brasil (Belo Horizonte)

No Espírito Santo, água muda cidades

-

Duas semanas depois do rompimento da barragem da Samarco, foram as águas do rio Doce no Espírito Santo que começaram a mudar de cor. Logo em seguida, o mar de Regência, norte de Linhares, estava contaminad­o pelos rejeitos da barragem. Um caminho que mudou a realidade de moradores de Colatina, Fundão, Regência e Marilândia.

Em Colatina, até hoje os moradores sentem um certo receio de consumir a água captada do rio Doce. Situa- ção agravada pela seca, que afeta o município.

Estudo feito por pesquisado­res da Ufes (Universida­de Federal do Espírito Santo), durante sete expedições realizadas à foz do rio a partir da chegada da lama no litoral capixaba, aponta que ainda existe muito material oriundo da queda das barragens na calha do rio, o que significa que em épocas de chuva deve ocorrer o aumento da presença desses materiais nas análises.

Segundo a Fundação Reno- va, a presença de metais nas análises da água bruta está de acordo com o padrão dos resultados que eram obtidos na bacia antes da passagem dos rejeitos. Isso significa que a água pode ser retirada do rio para que seja devidament­e tratada antes da distribuiç­ão pela rede de abastecime­nto.

Em agosto foi iniciado um monitorame­nto automático por meio de 22 novas estações. Os dados são coletados também em 56 pontos ao longo do rio Doce e em 36 da zona costeira.

 ?? | GABRIEL LORDÊLLO/MOSAICO IMAGEM ?? A lama encontra o mar de Regência
| GABRIEL LORDÊLLO/MOSAICO IMAGEM A lama encontra o mar de Regência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil