Me­ta­de dos bra­si­lei­ros acre­di­ta que Pre­vi­dên­cia é sus­ten­tá­vel

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - ECONOMIA -

Pes­qui­sa re­a­li­za­da pelo Instituto Ip­sos a pe­di­do da Fe­na­Pre­vi (Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Pre­vi­dên­cia Pri­va­da e Vi­da) mos­tra que 43% dos bra­si­lei­ros di­zem que se­rá ne­ces­sá­rio fa­zer uma re­for­ma da Pre­vi­dên­cia no fu­tu­ro e 49% ava­li­am que o te­ma de­ve ser tra­ta­do pelo no­vo pre­si­den­te.

Para a mai­o­ria (51%), no en­tan­to, a pre­vi­dên­cia do INSS é um mo­de­lo sus­ten­tá­vel, ou se­ja, po­de con­ti­nu­ar da mes­ma for­ma ain­da por mui­tos anos. Ape­nas 28% en­ten­dem que o sis­te­ma é in­sus­ten­tá­vel. Ou­tros 21% não sou­be­ram res­pon­der.

“Os in­di­ví­du­os não com­pre­en­de­ram que o sis­te­ma já gas­ta mais do que ar­re­ca­da e que es­tá em de­se­qui­lí­brio”, dis­se Ed­son Fran­co, pre­si­den­te da Fe­na­Pre­vi, du­ran­te o 9º Fó­rum Na­ci­o­nal de Se­gu­ro de Vi­da e Pre­vi­dên­cia Pri­va­da.

Ape­nas 15% apon­tam co­mo o mai­or pro­ble­ma da Pre­vi­dên­cia a for­ma co­mo ela foi pen­sa­da e tam­bém o en­ve­lhe­ci­men­to da po­pu­la­ção. Para 71%, o prin­ci­pal pro­ble­ma é a cor­rup­ção no sis­te­ma que des­via seus re­cur­sos.

Ao mes­mo tem­po, 51% afir­mam que que­rem se apo­sen­tar até os 64 anos. Pe­la pro­pos­ta apre­sen­ta­da pelo go­ver­no para a re­for­ma, a ideia mí­ni­ma su­bi­ria para 65 anos (ho­mens) e 62 (mu­lhe­res). So­men­te 20% acei­tam se apo­sen­tar com mais de 65 anos.

A pes­qui­sa mos­tra ain­da que 76% afir­mam que de­pen­de­ri­am to­tal­men­te ou mui­to do INSS se sua apo­sen­ta­do­ria fos­se ho­je. Mas 60% acham ne­ces­sá­rio ter um pla­no com­ple­men­tar de pre­vi­dên­cia pri­va­da, além da apo­sen­ta­do­ria do go­ver­no.

O es­tu­do ou­viu 1.200 in­di­ví­du­os em 72 mu­ni­cí­pi­os no mês de abril, com ida­des en­tre 16 anos e 60 anos ou mais. A mar­gem de er­ro é de três pon­tos per­cen­tu­ais.

| AN­TO­NIO CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Mai­o­ria quer se apo­sen­tar até os 64 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.