Ar­gen­ti­na de­ci­de ho­je se li­be­ra abor­to até 14 se­ma­nas

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - MUNDO -

A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos da Ar­gen­ti­na vai vo­tar ho­je a li­be­ra­ção do abor­to até 14 se­ma­nas para qual­quer si­tu­a­ção. A dis­pu­ta pro­me­te ser vo­to a vo­to, com de­ci­são aper­ta­da e de­fi­ni­da pelos in­de­ci­sos. De acor­do com o jornal ar­gen­ti­no “La Na­ci­on”, o pla­car en­tre os de­pu­ta­dos que de­cla­ra­ram po­si­ci­o­na­men­to é de 121 con­tra, 119 a fa­vor, 14 in­de­ci­sos e uma abs­ten­ção.

Ini­ci­al­men­te, o pro­je­to ti­nha apoio de ape­nas 70 de­pu­ta­dos. Mas a pres­são po­pu­lar fez o ce­ná­rio mu­dar. Fe­mi­nis­tas têm re­a­li­za­do pro­tes­tos em pra­ças e ru­as sa­cu­din­do len­ços verdes, sím­bo­lo da lu­ta pe­la le­ga­li­za­ção do abor­to.

Em dis­cur­so no Con­gres- so, o pre­si­den­te Mau­ri­cio Ma­cri sur­pre­en­deu os ar­gen­ti­nos ao apoi­ar o iní­cio de um de­ba­te que, se­gun­do ele, “ti­nha si­do pos­ter­ga­do du­ran­te os úl­ti­mos 35 anos”, in­for­mou a “Agên­cia Bra­sil”.

Atu­al­men­te, a Ar­gen­ti­na per­mi­te in­ter­rom­per a gra­vi­dez ape­nas em ca­sos de es­tu­pro e de risco para a vi­da ou a saú­de da mãe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.