CO­PA DE 2026 SE­RÁ NO MÉ­XI­CO, CA­NA­DÁ E EUA

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - COPA 2018 -

Em um pro­ces­so ten­so, a Fi­fa de­fi­niu a Amé­ri­ca do Nor­te co­mo se­de da Co­pa do Mun­do de 2026. Es­ta é a pri­mei­ra vez que o even­to se­rá dis­pu­ta­do em um con­ti­nen­te, e não ape­nas num país. O Mun­di­al ain­da vol­ta pa­ra o mer­ca­do nor­te-ame­ri­ca­no, mais de três dé­ca­das de­pois da pri­mei­ra Co­pa, em 1994.

A Amé­ri­ca do Nor­te fi­cou com 134 vo­tos, con­tra ape­nas 65 pa­ra o Mar­ro­cos – o Bra­sil vo­tou no país afri­ca­no. As­sim, se­rá tam­bém a pri­mei­ra vez que um Mun­di­al se­rá dis­pu­ta­do em três paí­ses ao mes­mo tem­po. An­tes, o even­to só ha­via si­do di­vi­di­do em dois paí­ses, no Ja­pão e na Co­reia do Sul, em 2002, qu­an­do o Bra­sil fa­tu­rou o pen­ta­cam­pe­o­na­to.

A vo­ta­ção ocor­reu on­tem, em Mos­cou, du­ran­te o Con­gres­so Anu­al da Fi­fa. Os nor­te-ame­ri­ca­nos usa­ram uma car­ta­da que agra­dou a mui­tos na Fi­fa: a pro­mes­sa de uma re­cei­ta re­cor­de de US$ 15 bi­lhões (cer­ca de R$ 55 bi- lhões), qua­se três ve­zes o que se ob­te­ve no Bra­sil em 2014.

Pe­los pla­nos da Amé­ri­ca do Nor­te, um to­tal de 23 ci­da­des se can­di­da­ta­ram pa­ra re­ce­ber os jo­gos, mas es­se nú­me­ro se­rá di­mi­nuí­do pa­ra 16, sen­do que 80% da Co­pa ocor­re­rá nos EUA, en­quan­to Mé­xi­co e Ca­na­dá fi­ca­rão ca­da um de­les com 10% das par­ti­das. A Co­pa se­rá a pri­mei­ra com 48 se­le­ções, o que exi­gi­rá 80 par­ti­das, de­ze­nas de cam­pos de trei­na­men­to e uma in­fra­es­tru­tu­ra per­fei­ta.

| CATHERINE IVILL/GETTY IMAGES

Cha­ma­da de ‘Uni­ted’, cam­pa­nha ce­le­bra a es­co­lha da Fi­fa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.