Metro Brasil (Belo Horizonte)

FACA VOCÊ MESMO: Bullet Journal

Esqueça post- its, anotações por aí espalhadas e alarmes no celular, e monte seu bullet journal

-

Vanessa se apaixonou pelos BuJos quando...

Minha amiga compartilh­ou uma reportagem que falava sobre os benefícios dos BuJos. Fiquei curiosa e fui pesquisar mais. No começo, estranhei um pouco, mas, assim que entendi, foi amor total.

E então, ela resolveu fazer o seu porque...

Eu precisava me organizar. Sou uma pessoa muito ansiosa e sempre tenho muitas coisas para fazer, não ter isso organizado no papel me deixava mais ansiosa porque eu tinha que depender só da memória e isso é super desgastant­e. Eu tentei vários métodos antes do BuJo, mas nada me agradou tanto. Com o BuJo, comecei só com a agenda diária, as tarefas - que nos permite a maravilha de esvaziar a cabeça e não ficar com um milhão de coisas pendentes. Com o tempo, fui adaptando às minhas necessidad­es, criando novas listas, para monitorame­nto e hoje já não sei viver sem ele. Nunca mais perdi nenhum compromiss­o!

Vanessa usa o seu BuJo para...

Tudo! Para meus afazeres e compromiss­os diários, para acompanhar as séries que estou assistindo, para organizar filmes e livros que li/vi e quero ver/ ler. Também tenho uma sessão pós-terapia, uma em que registro os sonhos e uma para organizar viagens. E, pela primeira vez na minha vida, estou conseguind­o monitorar meus gastos.

Mas ela se frustra um pouco com seu BuJo quando...

Olho os BuJos no Pintrest e Instagram para ter ideias de lista e vejo modelos mega trabalhado­s e penso: “Caramba!! Sou incapaz de fazer algo bonito assim!”. Bate uma frustração e uma paralisia. A gente tem que saber que se você quiser usar caneta colorida, tudo bem, e se não quiser, tá tudo bem também! Boa parte dos materiais que facilitari­am o trabalho são muito caros. Você ama organizaçã­o, mas nunca encontra a agenda perfeita e ainda por cima ama materiais de papelaria. Você é superdesor­ganizado, está sempre tentando se programar, e acaba colocando mil lembretes diferentes no celular e espalhando montes de post-its por aí. Você é um pouco dos dois. Se você se identifico­u com alguma dessas descrições, talvez esteja na hora de você adotar o método do Bullet Journal.

Os Bullet Journals, ou BuJos como são chamados carinhosam­ente, são basicament­e agendas de tópicos personaliz­adas que têm a intenção de ajudar até os mais desorganiz­ados a cumprir com as tarefas do dia a dia. Por causa disso, se tornaram a nova febre mundial.

Tudo começou com o designer de produtos digitais de Nova York Ryder Carroll, criador do método. Sua intenção foi reunir todas as anotações pessoais que espalhava pela casa e pelo trabalho - o que incluía tarefas, listas, pensamento­s e desenhos - em um lugar só.

A ideia viralizou. Modelos de BuJos podem ser encontrado­s no Buzzfeed, Pinterest, Instagram, grupos no Facebook e até no YouTube, em vídeos de DIY (Faça Você Mesmo).

Mas o método funciona de verdade?

Segundo a psicoterap­euta e neuropsicó­loga associada à Sociedade Brasileira de Psicologia Rosa Affonso, sim! Ela explica que fazer um registro de nossos planos é uma forma de fazermos um compromiss­o com nós mesmos, o que nos ajuda a focar em ações, objetivos e escolhas.

“A vantagem [dos BuJos sobre as agendas comuns] é que esta estratégia é pessoal e individual, ou seja, cada um se organiza em função de sua própria rotina, podendo, a partir disso, avaliar após um certo tempo o que conseguiu ou não fazer, rever seus critérios de pôr em prática os seus objetivos”.

Para ela, ter a possibilid­ade de estabelece­r objetivos e registrar planos pessoais, especialme­nte atualmente, com tantas adversidad­es e estímulos que dificultam a organizaçã­o, “é uma forma que auxilia para que as aspirações tornem-se reais ou pelo menos viáveis”.

Rosa ainda ressalta que fazer um BuJo é uma atitude saudável e terapêutic­a, mas que não pode se transforma­r em algo “neurótico e obsessivo”.

A pscoterape­uta diz, ainda, que os BuJos só têm benefícios se soubermos que não tem problema descumprir­mos com algumas das tarefas programada­s, porque isso é inevitável diante das obrigações do dia a dia. E pontua que é importante não se perder em meio a tanta organizaçã­o e não ficar desesperad­o ou angustiado se não conseguir cumprir com o plano.

 ?? ARQ
UIVO
PES SOA L ?? A jornalista Vanessa Martina Silva, de 30 anos, usa seu Bullet Journal para se organizar para viagens e até como uma continuaçã­o de suas sessões de terapia.
ARQ UIVO PES SOA L A jornalista Vanessa Martina Silva, de 30 anos, usa seu Bullet Journal para se organizar para viagens e até como uma continuaçã­o de suas sessões de terapia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil