Ze­ma cri­ti­ca de­mo­ra pa­ra iní­cio de tran­si­ção

Pi­men­tel só con­fir­mou on­tem, da­ta li­mi­te, no­mes dos en­vol­vi­dos na tro­ca de co­man­do em MG

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - PRIMEIRA PÁGINA - PE­DRO NAS­CI­MEN­TO METRO BE­LO HO­RI­ZON­TE

A tran­si­ção de go­ver­no en­tre Fer­nan­do Pi­men­tel (PT) e Ro­meu Ze­ma (No­vo) não se ini­ci­ou da for­ma mais ami­gá­vel pos­sí­vel. Os no­mes da equi­pe res­pon­sá­vel pe­los tra­ba­lhos de tro­ca no co­man­do do Exe­cu­ti­vo fo­ram pú­bli­cos on­tem no “Diá­rio Ofi­ci­al de Mi­nas Ge­rais” após seis di­as de es­pe­ra. O gru­po de­ve ini­ci­ar efe­ti­va­men­te os tra­ba­lhos ama­nhã, quan­do es­tá mar­ca­da a primeira reu­nião da equi­pe com o se­cre­ta­ri­a­do de Pi­men­tel às 10h.

“Qu­e­ro co­men­tar que a nos­sa equi­pe de tran­si­ção, até que en­fim, ti­ve­mos a pu­bli­ca­ção no diá­rio ofi­ci­al. Hou­ve uma de­mo­ra por par­te do atu­al go­ver­no em no­meá-la e acei­tar a equi­pe, mas já es­tá tu­do fluin­do, o pes­so­al já es­tá tra­ba­lhan­do”, cri­ti­cou Ze­ma em con­ver­sa com a im­pren­sa após uma pa­les­tra pa­ra em­pre­sá­ri­os em No­va Li­ma, na re­gião me­tro­po­li­ta­na de Be­lo Ho­ri­zon­te.

Ini­ci­al­men­te, são cin­co in­te­gran­tes da co­mis­são, que po­de che­gar a ter 30 pes­so­as.

O gru­po, co­or­de­na­do pe­lo ve­re­a­dor Ma­teus Si­mões (No­vo), se­rá com­pos­to por Vic­tor Ce­za­ri­ni, Vic­tor Be­cho; Lu­ci­a­na Lo­pes e Ro­dri­go Paiva, que dis­pu­tou o car­go de se­na­dor nas elei­ções des­te ano pe­lo par­ti­do No­vo.

Por par­te do go­ver­no

atu­al, vão tra­ba­lhar na tran­si­ção os se­cre­tá­ri­os Hel­vé­cio Ma­ga­lhães (Se­cre­ta­ria de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão), Mar­co Antô­nio Re­zen­de (Se­cre­ta­ria de Ca­sa Ci­vil e Re­la­ções Ins­ti­tu­ci­o­nais), Odair Cu­nha (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) e Jo­sé Afon­so Bi­ca­lho (Se­cre­ta- ria de Fa­zen­da). De acor­do com o de­cre­to, os tra­ba­lhos da co­mis­são se­rão en­cer­ra­dos em 31 de de­zem­bro, da­ta em que ocor­re a dis­pen­sa au­to­má­ti­ca dos in­te­gran­tes. A in­ten­ção do gru­po nas pri­mei­ras se­ma­nas é for­ma­li­zar uma pro­pos­ta pa­ra trans­for­mar em ape­nas no­ve pas­tas as atu­ais 21 se­cre­ta­ri­as. Ou­tro fo­co do gru­po, se­gun­do Ma­teus Si­mões, se­rá a “des­bu­ro­cra­ti­za­ção” no aces­so às in­for­ma­ções do go­ver­no.

Se­cre­tá­ri­os se­le­ci­o­na­dos

A pre­vi­são é que a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na o go­ver­na­dor elei­to Ro­meu Ze­ma co­me­ce a di­vul­gar o no­me dos se­cre­tá­ri­os que vão au­xi­liá-lo no co­man­do do es­ta­do. Nes­te mo­men­to, os can­di­da­tos es­tão sen­do ava­li­a­dos por Ze­ma e um gru­po de em­pre­sas de re­cru­ta­men­to e re­cur- sos hu­ma­nos, as­sim co­mo na ini­ci­a­ti­va pri­va­da.

“Os no­mes es­tão sen­do co­le­ta­dos com uma em­pre­sa de re­cur­sos hu­ma­nos, que es­tá ava­li­an­do os cur­rí­cu­los. Na se­ma­na que vem nós já va­mos es­tar dan­do os pri­mei­ros no­mes. Es­sas em­pre­sas es­tão fa­zen­do is­so de for­ma vo­lun­tá­ria, que se dis­pu­se­ram a fa­zer es­se tra­ba­lho. E é ló­gi­co que uma co­mis­são do par­ti­do No­vo, um gru­po de vo­lun­tá­ri­os que in­clui eu e o vi­ce Pau­lo Brant”, ex­pli­cou

O go­ver­na­dor ain­da afir­mou que es­pe­ra se reu­nir até o dia 21 des­te mês com o pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (PSL) pa­ra tra­tar de re­ne­go­ci­a­ção da dí­vi­da do es­ta­do com a União.

“Nós es­ta­mos re­ce­ben­do cur­rí­cu­los, in­clu­si­ve boa par­te que­ren­do tra­ba­lhar vo­lun­ta­ri­a­men­te não só na fa­se de tran­si­ção, co­mo tam­bém no iní­cio do nos­so go­ver­no” RO­MEU ZE­MA, GO­VER­NA­DOR ELEI­TO

| NE­TO TALMELI/FU­TU­RA PRESS

Ro­meu Ze­ma foi elei­to com qua­se 7 mi­lhões de vo­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.