CO­ME­ÇA A TRAN­SI­ÇÃO

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - FOCO - CAR­LOS LINDENBERG LINDBERG.BH@GMAIL.COM

De­ve co­me­çar efe­ti­va­men­te ama­nhã o pro­ces­so de tran­si­ção do go­ver­no Fer­nan­do Pi­men­tel pa­ra o de Ro­meu Ze­ma. As co­mis­sões no­me­a­das pe­los dois go­ver­na­do­res, o que es­tá sain­do e o que vai co­me­çar, vão se en­con­trar na sex­ta-fei­ra e a par­tir daí a tro­ca de in­for­ma­ções vai co­me­çar a ro­lar, com a exi­gên­cia do re­pre­sen­tan­te de Ze­ma, ve­re­a­dor Ma­teus Si­mões, pa­ra que o flu­xo de in­for­ma­ções se­ja rá­pi­do. O que Si­mões quer é que o go­ver­no não le­ve os cin­co di­as ne­ces­sá­ri­os pa­ra que is­so ocor­ra. Ou se­ja, as­sim que o pe­di­do che­gar e que a se­cre­ta­ria en­tre­guar a res­pos­ta, se ela não es­ti­ver com­ple­ta, que não se­ja ne­ces­sá­rio um no­vo pra­zo de cin­co di­as, mas que a co­mis­são vá di­re­to às fon­tes, sem ne­ces­si­da­de de no­vo pe­di­do. Não sei se a co­mis­são de tran­si­ção per­mi­ti­rá es­sa li­be­ra­li­da­de.

Mas é que ha­ven­do uma co­mis­são no­me­a­da pa­ra is­so, com pra­zos for­mais, tal­vez o go­ver­no quei­ra cum­prir es­sa for­ma­li­da­de pa­ra evi­tar in­for­ma­ções trun­ca­das, ain­da mais em te­mas de­li­ca­dos co­mo a si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra do Es­ta­do, que de­ve­rá exi­gir ex­pli­ca­ções não ape­nas de or­dem téc­ni­ca, co­mo tam­bém po­lí­ti­ca. Um dos da­dos que me­re­ce ex­pli­ca­ção de­ta- lha­da é, por exem­plo, aque­la pro­pos­ta do go­ver­no Pi­men­tel pa­ra o en­con­tro de con­tas en­tre o que a União de­ve a Mi­nas e o que Mi­nas de­ve à União. Os da­dos pre­li­mi­na­res do go­ver­no mi­nei­ro apon­ta­vam pa­ra um tro­co lí­qui­do pa­ra Mi­nas Ge­rais su­pe­ri­or a R$ 60 bi­lhões, sen­do que des­se mon­tan­te 60% iri­am pa­ra os mu­ni­cí­pi­os e 40 % pa­ra o Es­ta­do.

Mas não se res­trin­ge a is­so, evi­den­te­men­te, o que as du­as co­mis­sões vão exa­mi­nar. O dé­fi­cit do es­ta­do, que nin­guém sa­be exa­ta­men­te em qu­an­to es­tá ho­je, por exem­plo, vai ser ou­tro te­ma exaus­ti­va­men­te es­miu­ça­do. E mais do que is­so. A co­mis­são de Ro­meu Ze­ma vai que­rer sa­ber co­mo o go­ver­no Pi­men­tel re­ce­beu as fi­nan­ças do Es­ta­do, em 2014, com um rom­bo de mais de R$ 7 bi­lhões – de on­de veio es­se dé­fi­cit or­ça­men­tá­rio? Mais: por que cen­te­nas de obras fo­ram pa­ra­li­sa­das em to­do o es­ta­do as­sim que Pi­men­tel der­ro­tou Pi­men­ta da Vei­ga, há qua­tro anos. É pa­ra is­so que ser­vem as co­mis­sões de tran­si­ção. Pa­ra es­miu­çar o pre­sen­te e bus­car ex­pli­ca­ções no pas­sa­do, ate pa­ra que não fi­quem dú­vi­das pa­ra o fu­tu­ro. Aliás, era is­so que Pi­men­tel de­ve­ria ter fei­to ao as­su­mir o go­ver­no e não ape­nas apon­tar o dé­fi­cit or­ça­men­tá­rio: le­van­tar to­das as con­tas do Es­ta­do, nu­ma es­pé­cie de au­di­to­ria, por­que as­sim não res­ta­ri­am dú­vi­das. Que Ze­ma apren­da a li­ção.

den­berg é co­lu­nis­ta do Metro Jor­nal. Es­cre­ve nes­te es­pa­ço às quin­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.