VI­DA LON­GA A ALEIJADINHO

Ouro Pre­to re­ce­be du­ran­te uma se­ma­na tu­ris­tas, ar­tis­tas e es­pe­ci­a­lis­tas em pa­trimô­nio his­tó­ri­co de to­do o país pa­ra ce­le­brar obra do mes­tre do bar­ro­co

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Nos de­ta­lhes es­cul­pi­dos em pe­dra-sa­bão, as mar­cas da fé que ul­tra­pas­sa­ram sé­cu­los e se tor­na­ram símbolo da ar­qui­te­tu­ra de uma épo­ca. Em meio às co­res e fei­ções di­ver­sas, a fes­ta dos an­jos ce­le­bra­da nos im­po­nen­tes afres­cos das igrejas bar­ro­cas. Do al­to da mon­ta­nha, os 12 pro­fe­tas re­ve­lam a or­ga­ni­za­ção ce­no­grá­fi­ca do es­pa­ço com­pa­rá­vel a um ato de ba­lé. Nos al­ta­res de Ouro Pre­to a Ma­ri­a­na, nos de­se­nhos das fa­cha­das de Ti­ra­den­tes ou nas ca­pe­las de Con­go­nhas, na re­gião Cen­tral de Mi­nas, o le­ga­do mo­nu­men­tal do mes­tre An­to­nio Fran­cis­co Lisboa, o Aleijadinho, en­vol­to em mis­té­ri­os.

Na se­ma­na em que a mor­te do prin­ci­pal ar­tis­ta do pe­río­do co­lo­ni­al bra­si­lei­ro com­ple­ta 204 anos, uma programação es­pe­ci­al traz pa­les­tras, de­ba­tes, ex­po­si­ções, ci­ne­ma e mú­si­ca a Ouro Pre­to. As ati­vi­da­des acon­te­cem en­tre os di­as 12 e 18 de no­vem­bro em es­pa­ços que fa­zem re­fe­rên­cia ao mes­tre: as igrejas de Nos­sa Se­nho­ra das Mer­cês e Per­dões, São Fran­cis­co de As­sis e o San­tuá­rio de Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção, além do Ane­xo I do Mu­seu da In­con­fi­dên­cia, a Ca­sa do Fol­clo­re e a Fun­da­ção de Ar­te de Ouro Pre­to.

Com o te­ma ‘Ar­te, Pre­ser­va­ção e Cul­tu­ra’, es­pe­ci­a­lis­tas vão par­ti­ci­par de se­mi­ná­ri­os so­bre a vi­da e obra do ar­tis­ta. Tam­bém es­tá pre­vis­ta a exi­bi­ção diá­ria do lon­ga ‘Vi­da e obra do Aleijadinho’. No fe­ri­a­do, o gru­po de se­res­ta Tro­va­do­res de Mi­nas vai fa­zer uma vi­a­gem à mú­si­ca po­pu­lar (veja a programação ao la­do).

O pre­si­den­te do Mu­seu Aleijadinho, Cô­ne­go Luiz Car­los Cé­sar Fer­rei­ra Carneiro, fri­sou a im­por­tân­cia do lo­cal, que com­ple­ta 50 anos na pró­xi­ma se­ma­na, pa­ra a comunidade de Ouro Pre­to. “Pa­ra co­ro­ar es­se Ano Ju­bi­lar pre­pa­ra­mos es­sa Se­ma­na do Aleijadinho co­mo um grande pre­sen­te pa­ra to­da a comunidade e pa­ra o pró­prio Mu­seu. Além de con­tri­buir pa­ra a pre­ser­va­ção do pa­trimô­nio, o Mu­seu tem seu papel pe­da­gó­gi­co e ci­en­tí­fi­co na so­ci­e­da­de”, re­su­miu.

LEO HOMSSI/CONVERSO CO­MU­NI­CA­ÇÃO

Obra do ar­tis­ta no in­te­ri­or da Igre­ja São Fran­cis­co de As­sis, em Ouro Pre­to

FOTOS: LEO HOMSSI/CONVERSO CO­MU­NI­CA­ÇÃO

San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção

Con­ga­do em ho­me­na­gem a Aleijadinho Igre­ja de São Fran­cis­co de As­sis

ME­TRO BE­LO HO­RI­ZON­TE LU­CAS MO­RAIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.