Tro­ca de rá­di­os no ABC te­rá aju­da fe­de­ral

Metro Brazil (Brasilia) - - Foco - ME­TRO BRA­SÍ­LIA

O mi­nis­tro da Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Co­mu­ni­ca­ções, Gil­ber­to Kas­sab, dis­se a pre­fei­tos da re­gião do ABC pau­lis­ta que o go­ver­no fe­de­ral po­de­rá aju­dá-los a tro­car o sis­te­ma de rá­di­os pú­bli­cos de ana­ló­gi­co pa­ra di­gi­tal. “Es­sas ci­da­des pre­ci­sam mo­der­ni­zar os sis­te­mas de rádio e nos ofe­re­ce­mos pa­ra in­ter­me­di­ar a ne­go­ci­a­ção por uma li­nha de cré­di­to no BNDES (Ban­co Na­ci­o­nal do De­sen­vol­vi­men­to)”, afir­mou Kas­sab, após re- união em Bra­sí­lia na se­ma­na pas­sa­da. Uma reu­nião en­tre a área téc­ni­ca do mi­nis­té­rio e do Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal Gran­de ABC já foi mar­ca­da pa­ra a pró­xi­ma quin­ta.

“Te­mos pres­sa em re­sol­ver es­sa ques­tão pa­ra evi­tar um co­lap­so”, ex­pli­cou o pre­fei­to de São Ber­nar­do do Cam­po, Or­lan­do Mo­ran­do. O go­ver­no fe­de­ral pre­ten­de de­sa­ti­var no ano que vem uma frequên­cia ana­ló­gi­ca de rádio que es­tá em vi­as de ex­tin­ção, mas ainda é usa­da nos rá­di­os co­mu­ni­ca­do­res do Sa­mu e dos guar­das ci­vis de al­gu­mas ci­da­des pau­lis­tas – a mai­o­ria das for­ças de se­gu­ran­ça do país já usa rá­di­os di­gi­tais.

A ideia é bus­car um fi­nan­ci­a­men­to de cer­ca de R$ 20 mi­lhões no BNDES pa­ra tro­car os sis­te­mas. Ca­so as ne­go­ci­a­ções de­mo­rem, o go­ver­no fe­de­ral já se mos­trou aber­to a adi­ar o des­li­ga­men­to da fai­xa de frequên­cia usa­da na re­gião.

| AN­DRÉ COELHO/DI­VUL­GA­ÇÃO

Kas­sab (esq.) e os pre­fei­tos do ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.