1.113 pes­so­as es­tão sem re­ce­ber ali­men­tos es­pe­ci­ais do GDF

Metro Brazil (Brasilia) - - Brasil - METRO BRA­SÍ­LIA

Mais da me­ta­de das pes­so­as ins­cri­tas no pro­gra­ma de nu­tri­ção do­mi­ci­li­ar do GDF – 55% – es­tão sem re­ce­ber ali­men­tos es­pe­ci­ais. No to­tal, há 1.113 pa­ci­en­tes à es­pe­ra das 13 fór­mu­las nu­tri­ci­o­nais que es­tão em fal­ta.

En­tre elas es­tão, por exem­plo, ti­pos de ali­men­to en­te­ral – via son­da, pa­ra quem não con­se­gue se ali­men­tar pe­la bo­ca.

O pro­ble­ma não é de ho­je. Em ju­nho des­te ano o Metro Jor­nal mos­trou que fal­ta­vam du­as fór­mu­las – en­tre elas, a pa­drão, da mar­ca Pro- di­et, que cer­ca de 600 pes­so­as de­ve­ri­am re­ce­ber da re­de pú­bli­ca. A pre­vi­são era de que o pro­ces­so de com­pra fos­se fi­na­li­za­do em 60 di­as.

A Se­cre­ta­ria de Saú­de do DF jus­ti­fi­cou, sem de­ta­lhar pra­zo, que o pro­ces­so re­gu­lar de aqui­si­ção dos ali­men­tos es­tá em fa­se de pu­bli­ca­ção das Atas.

Há, no en­tan­to, a pre­vi­são de que par­te do pro­ble­ma se­ja sa­na­do até o fim des­ta se­ma­na: em no­ta, a pas­ta ex­pli­cou que a com­pra emer­gen­ci­al das fór­mu­las pa­drão e in­fan­til pa­ra quem tem aler­gia ao

lei­te de va­ca foi fi­na­li­za­da na se­ma­na pas­sa­da, e o re­a­bas­te­ci­men­to de­ve ser fei­to lo­go.

A nu­tri­ci­o­nis­ta Isa­be­la Fei­to­sa co­men­ta que a fal­ta do ali­men­to es­pe­cí­fi­co po­de di­fi­cul­tar o tra­ta­men­to do pa­ci­en­te. “A pes­soa, se es­ti­ver do­en­te, po­de de­mo­rar a apre­sen­tar me­lho­ra”, ex­pli­ca.

Pro­gra­ma do­mi­ci­li­ar

A fal­ta des­ses ali­men­tos não afe­ta os pa­ci­en­tes que es­tão nos hos­pi­tais, on­de a ali­men­ta­ção é fei­ta por ter­cei­ri­za­dos, em um ou­tro con­tra­to, de acor­do com a pas­ta.

“O PTNED (Pro­gra­ma de Te­ra­pia Nu­tri­ci­o­nal Do­mi­ci­li­ar) aten­de os pa­ci­en­tes que pos­su­em cri­té­rio de in­clu­são pa­ra uso de fór­mu­las nu­tri­ci­o­nais es­pe­ci­a­li­za­das em seus do­mi­cí­li­os, evi­tan­do o re­tor­no e/ou a pro­cu­ra de es­ta­be­le­ci­men­tos de saú­de”, ex­pli­cou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.