JO­ES­LEY DIZ TER MAIS GRA­VA­ÇÕES

DO­NO DA J&F E EXE­CU­TI­VO RI­CAR­DO SAUD AGO­RA AGUARDAM STF SO­BRE FU­TU­RO DO ACOR­DO COM A PGR; LI­BE­RA­ÇÃO DE NO­VOS ÁU­DI­OS DE­PEN­DE DE NE­GO­CI­A­ÇÃO, SINALIZA EM­PRE­SÁ­RIO

Metro Brazil (Brasilia) - - Portada - METRO BRA­SÍ­LIA

“Nós não ‘ vai’ ser pre­so”

O em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta e o exe­cu­ti­vo da J&F Ri­car­do Saud es­tão pre­sos em ce­las se­pa­ra­das de 9 m², sem chu­vei­ro nem água quen­te, com um va­so sa­ni­tá­rio no chão e com be­li­che na Su­pe­rin­ten­dên­cia da PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) em Bra­sí­lia.

Re­cen­te­men­te, já ocu­pa­ram a mes­ma ce­la o se­na­dor cas­sa­do Del­cí­dio do Ama­ral (MS) e o ex-as­ses­sor pre­si­den­ci­al Ro­dri­go Ro­cha Lou­res, co­nhe­ci­do co­mo o ‘ho­mem da ma­la’.

Acu­sa­dos de vi­o­lar a de­la­ção pre­mi­a­da, os dois fo­ram trans­fe­ri­dos num avião da PF on­tem de São Pau­lo, on­de se en­tre­ga­ram no do­min­go. A pri­são foi de­ter­mi­na­da pe­lo mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), a pe­di­do do pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re- pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not.

Com os be­ne­fí­ci­os da de­la­ção sus­pen­sos, Jo­es­ley e Saud se­rão ou­vi­dos, pro­va­vel­men­te ama­nhã.

A pri­são é tem­po­rá­ria e ven­ce na quin­ta-fei­ra, mas po­de ser pror­ro­ga­da por mais cin­co di­as ou re­ver­ti­da em pro­vi­só­ria, sem pra­zo de­fi­ni­do.

Re­cur­so

A de­fe­sa de Jo­es­ley irá re­cor­rer ho­je ao STF com pe­di­do de ha­be­as cor­pus pa­ra co­lo­cá-lo em li­ber­da­de e tam­bém com um re­cur­so pa­ra im­pe­dir que a pri­são se­ja pror­ro­ga­da.

O ad­vo­ga­do An­to­nio Car­los de Al­mei­da Cas­tro, co­nhe­ci­do co­mo Ka­kay, quer que os de­la­to­res da JBS te­nham di­rei­to ao ‘re­call’ da de­la­ção, com a apre­sen­ta­ção de no­vas pro­vas e cor­re­ção de de­cla­ra­ções.

Ope­ra­ção Boc­ca

A PF cum­priu on­tem qua­tro man­da­dos de bus­ca e apre­en­são em en­de­re­ços dos sus­pei­tos.

Lo­go ce­do, agen­tes fo­ram à man­são de Jo­es­ley e re­ti­ra­ram do­cu­men­tos. Os en­de­re­ços de Ri­car­do Saud e do di­re­tor ju­rí­di­co da J&F Fran­cis­co de As­sis Sil­va, em São Pau­lo, e o apar­ta­men­to do ex-pro­cu­ra­dor Marcelo Mil­ler, no Rio de Ja­nei­ro, tam­bém fo­ram al­vos.

A ação foi ba­ti­za­da de Ope­ra­ção Boc­ca, uma alu­são à obra ro­ma­na Boc­ca del­la ve­ri­tá, que ser­vi­ria co­mo ‘de­tec­tor de mentiras’.

“Se os ele­men­tos in­di­cam má-fé dos co­la­bo­ra­do­res, é pos­sí­vel que es­te­jam nes­se mo­men­to des­truin­do ou ocul­tan­do pro­vas.” RO­DRI­GO JA­NOT, PROCURADORGERAL DA RE­PÚ­BLI­CA

“O pro­cu­ra­dor con­ce­deu a imu­ni­da­de to­tal. Ja­not, nes­se fi­nal me­lan­có­li­co de man­da­to, agiu com des­le­al­da­de.” ANTÔ­NIO CAR­LOS DE AL­MEI­DA CAS­TRO, O ‘KA­KAY’, AD­VO­GA­DO DE DE­FE­SA

UESLEI MAR­CE­LI­NO/REU­TERS

LEONARDO BENASSATTO/REU­TERS

Da es­quer­da pa­ra a di­rei­ta: Jo­es­ley Ba­tis­ta é con­du­zi­do ao car­ro que o le­va­ria da Su­pe­rin­ten­dên­cia da PF em SP, on­de pas­sou a pri­mei­ra noi­te pre­so, ao ae­ro­por­to de Con­go­nhas; na pis­ta do ae­ro­por­to pau­lis­ta, o ja­to da PF que o trans­por­tou, ao la­do do exe­cu­ti­vo Ri­car­do Saud, a Bra­sí­lia; che­ga­da na ca­pi­tal fe­de­ral, on­de aguar­da­rá de­ci­são de Fa­chin so­bre o fu­tu­ro do acor­do com a PGR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.