Pro­je­to quer li­be­rar alta de pla­no de saú­de pa­ra ido­sos

Em re­gi­me de ur­gên­cia. Co­mis­são na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos agre­ga cer­ca de 150 itens em um tex­to que de­pu­ta­dos pre­ten­dem vo­tar já no mês que vem; a prin­ci­pal al­te­ra­ção é per­mi­tir au­men­tos pa­ra quem tem mais de 60 anos, o que ho­je é ve­ta­do pe­lo Es­ta­tu­to do Id

Metro Brazil (Brasilia) - - Portada - SONIA AMA­RO Ad­vo­ga­da, Pro­tes­te

O usuá­rio de pla­no de saú­de ido­so de­ve es­tar aten­to às mu­dan­ças. A li­be­ra­ção do re­a­jus­te da men­sa­li­da­de a par­tir dos 60 anos con­tra­ria o Es­ta­tu­to do Ido­so e o ar­ti­go 15, pa­rá­gra­fo úni­co, da Lei n° 9.656/98 (Lei dos Pla­nos de Saú­de), co­lo­can­do o con­su­mi­dor mais uma vez co­mo re­fém dos au­men­tos ar­bi­trá­ri­os pra­ti­ca­dos pe­las em­pre­sas, in­vi­a­bi­li­zan­do a sua per­ma­nên­cia no con­tra­to jus­ta­men­te no mo­men­to em que o usuá­rio mais pre­ci­sa do ser­vi­ço.

Por ora, re­co­men­da­mos que o con­su­mi­dor te­nha mui­ta cau­te­la ao contratar pla­nos de saú­de e acom­pa­nhe aten­ta­men­te os des­do­bra­men­tos de al­te­ra­ção da lei, re­cor­ren­do, ca­so te­nha dú­vi­das, ao ór­gão de de­fe­sa do con­su­mi­dor mais pró­xi­mo de sua re­si­dên­cia a fim de ob­ter es­cla­re­ci­men­tos e in­for­ma­ções, ou mes­mo pa­ra re­gis­trar uma re­cla­ma­ção, ca­so es­te­ja com pro­ble­mas com o pla­no con­tra­ta­do.

A Pro­tes­te tem se ma­ni­fes­ta­do con­trá­ria a di­ver­sos pon­tos dos pro­je­tos e está mo­bi­li­zan­do os con­su­mi­do­res di­an­te da gra­vi­da­de da si­tu­a­ção, que co­lo­ca em ris­co inú­me­ros usuá­ri­os da saú­de su­ple­men­tar de to­do o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.