Ma­dri pe­de obe­di­ên­cia a ca­ta­lães

Metro Brazil (Brasilia) - - Mundo -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Exteriores da Es­pa­nha, Al­fon­so Dastis, exor­tou on­tem que os ca­ta­lães acei­tem o con­tro­le di­re­to de Ma­dri e ig­no­rem as ins­tru­ções da li­de­ran­ça re­gi­o­nal se­pa­ra­tis­ta, uma vez que ela foi re­mo­vi­da do po­der.

“Tu­do o que o governo está ten­tan­do fa­zer, e re­lu­tan­te­men­te, é reins­tau­rar a or­dem le­gal, res­tau­rar a cons­ti­tui­ção, mas tam­bém as re­gras ca­ta­lãs, e pro­ce­der a par­tir daí. Nós va­mos es­ta­be­le­cer as au­to­ri­da­des que irão go­ver­nar as ques- tões co­ti­di­a­nas da Ca­ta­lu­nha de acor­do com as re­gras e nor­mas ca­ta­lãs. Eu es­pe­ro que to­dos des­con­si­de­rem quais­quer ins­tru­ções que es­tão sen­do pla­ne­ja­das, pois eles não têm mais au­to­ri­da­de le­gal pa­ra fa­zê-lo”, dis­se Dastis.

A men­sa­gem foi di­vul­ga­da um dia após Ma­dri ter ado­ta­do, no úl­ti­mo sá­ba­do, a me­di­da cons­ti­tu­ci­o­nal sem pre­ce­den­tes de des­ti­tuir o governo ca­ta­lão e con­vo­car no­vas elei­ções, úl­ti­mo re­cur­so pa­ra frus­trar a cam­pa­nha de in­de­pen­dên­cia e acal­mar os te­mo­res de con­fli­to e tu­mul­to econô­mi­co.

A che­fe do parlamento re­gi­o­nal ca­ta­lão, Car­me For­ca­dell, dis­se que não acei­ta­ria o mo­vi­men­to de Ma­dri e acu­sou o pri­mei­ro-mi­nis­tro es­pa­nhol, Ma­ri­a­no Ra­joy, de re­a­li­zar um gol­pe.

“Nós va­mos es­ta­be­le­cer as au­to­ri­da­des que irão go­ver­nar as ques­tões co­ti­di­a­nas da Ca­ta­lu­nha.” ONSO DASTIS, MIN. REL. EXTERIORES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.