Ação pe­nal mais an­ti­ga do STF é ar­qui­va­da

Metro Brazil (Brasilia) - - BRASIL -

O STF ( Su­pre­mo Tribunal Fe­de­ral) man­dou on­tem para a ga­ve­ta a mais an­ti­ga ação pe­nal da Cor­te, que tra­mi­tou por qua­se 15 anos e tra­ta­va de acu­sa­ção con­tra o se­na­dor Val­dir Raupp (MDB-RR). Re­la­tor do ca­so, o mi­nis­tro Cel­so de Mel­lo ale­gou fal­ta de pro­vas.

A ação foi apre­sen­ta­da em ou­tu­bro de 2003 ao STF num pro­ces­so que co­me­çou há ain­da mais tem­po, em 1998.

Raupp era acu­sa­do de des­vi­ar R$ 2,8 mi­lhões dos co­fres es­ta­du­ais quan­do era go­ver­na­dor de Ro­rai­ma, en­tre 1995 e 1998.

O ca­so tra­mi­tou em di­ver­sas ins­tân­ci­as da Jus­ti­ça e che­gou a ser pau­ta­do para vo­ta­ção, em 2012, o que não acon­te­ceu.

O mi­nis­tro de­ta­lhou que a acu­sa­ção foi ba­se­a­da em en­tre­vis­tas e num de­poi­men­to de ou­tro réu, in­su­fi­ci­en­te pa- ra pro­var a prá­ti­ca cri­mi­no­sa.

“As ra­zões ora in­vo­ca­das au­to­ri­zam. des­de lo­go, a ex­tin­ção des­te pro­ce­di­men­to pe­nal, em razão da au­sên­cia de justa cau­sa, con­fi­gu­ra­da, pre­pon­de­ran­te­men­te, pe­la in­su­fi­ci­ên­cia de da­dos re­ve­la­do­res da au­to­ria dos fa­tos de­li­tu­o­sos cu­ja prá­ti­ca foi atri­buí­da ao réu”, afir­mou Cel­so de Mel­lo na sen­ten­ça.

| GE­RAL­DO MAGELA/AGÊN­CIA SE­NA­DO

Val­dir Raupp (MDB- RR): alí­vio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.