Sa­ram­po pas­sa de mil ca­sos

Do­en­ça ain­da se ex­pan­de em Ro­rai­ma e no Ama­zo­nas e al­can­ça, no Bra­sil, 1,1 mil ocor­rên­ci­as em se­te es­ta­dos. Mai­or fa­tia dos atin­gi­dos é en­tre me­no­res de 5 anos, pú­bli­co-al­vo da cam­pa­nha de va­ci­na­ção que vai até o fim do mês

Metro Brazil (Brasilia) - - BRASIL - RA­FA­EL NEVES METRO BRASÍLIA

O Bra­sil co­me­çou a cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra o sa­ram­po e a po­li­o­mi­e­li­te (pa­ra­li­sia in­fan­til), na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra, com os ca­sos de sa­ram­po ain­da em ex­pan­são pe­lo país.

Ama­zo­nas e Ro­rai­ma, os dois mai­o­res fo­cos da do­en­ça, ul­tra­pas­sa­ram jun­tos, no úl­ti­mo le­van­ta­men­to, a mar­ca de mil re­gis­tros já con­fir­ma­dos. So­ma­dos aos ou­tros cin­co es­ta­dos com ocor­rên­ci­as – São Paulo, Rio de Ja­nei­ro, Rio Gran­de do Sul, Pa­rá e Rondô­nia –, o Mi­nis­té­rio da Saú­de con­ta­bi­li­zou 1.100 do­en­tes por sa­ram­po até a úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra.

O número mais do que do­brou em pou­co mais de um mês. Até 27 de ju­nho ha­via 465 con­fir­ma­ções de sa­ram­po no país. Ro­rai­ma e Ama­zo­nas já vi­vi­am sur­tos, mas ain­da es­ta­vam abai­xo de 300 ca­sos – eram 265 no AM e 200 em RR.

Des­de en­tão, Ro­rai­ma con­se­guiu ame­ni­zar a cir­cu­la­ção do ví­rus e es­tá em 281

ocor­rên­ci­as, mas Ama­zo­nas foi a 788 – a ca­pi­tal, Ma­naus, res­pon­de so­zi­nha por 602 re­gis­tros, mais da me­ta­de do to­tal no país.

Em Ro­rai­ma, uma das pre­o­cu­pa­ções é a Ve­ne­zu­e­la. O país en­fren­ta um sur­to de sa­ram­po des­de ju­lho de 2017, e já hou­ve no­ti­fi­ca­ção da do­en­ça em 17 ve­ne­zu­e­la­nos aten­di­dos do la­do bra­si­lei­ro.

Va­ci­na­ção

A cam­pa­nha na­ci­o­nal que co­me­çou na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra vai até o fim do mês. O mi­nis­té­rio quer va­ci­nar pe­lo me­nos 95% de to­das as cri­an­ças en­tre 1 ano 4 anos e 11 me­ses. Mes­mo aque­las que já se imu­ni­za­ram de­vem ser le- va­das pa­ra to­mar uma do­se de re­for­ço.

As cri­an­ças são as mais atin­gi­das pe­lo sur­to de sa­ram­po. Dos 1.069 con­fir­ma­dos com a en­fer­mi­da­de até a úl­ti­ma se­gun­da em Ro­rai­ma e no Ama­zo­nas, 471 (44%) são me­no­res de 5 anos.

Nos dois es­ta­dos hou­ve, an­tes da cam­pa­nha na­ci­o­nal, ten­ta­ti­vas de con­ter a cir­cu­la­ção do ví­rus. Em Ro­rai­ma, uma cam­pa­nha ini­ci­a­da em mar­ço abran­geu pes­so­as de 6 me­ses a 49 anos. Já em Ma­naus, uma for­ça-ta­re­fa em abril imu­ni­zou pes­so­as de 6 me­ses a 29 anos.

A ex­pec­ta­ti­va do mi­nis­té­rio, ago­ra, é va­ci­nar até 11,2 mi­lhões de cri­an­ças no Bra­sil. O dia 18 de agos­to, um sá­ba­do, se­rá o dia D da cam­pa­nha, quan­do os cer­ca de 36 mil pos­tos de va­ci­na­ção no país es­ta­rão aber­tos ofer­tan­do do­ses con­tra pó­lio e sa­ram­po.

| DIVULGAÇÃO / SEMSA-AM

Ma­naus (fo­to) tem 602 ca­sos, 54,7% do to­tal no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.