Fes­ti­val de Brasília se es­pa­lha­rá pe­la qua­dra

Mai­or evento da 7ª ar­te da re­gião se di­vi­de por pon­tos do DF e mu­da sua estrutura fí­si­ca pa­ra dri­blar obras na área do Ci­ne Brasília

Metro Brazil (Brasilia) - - CULTURA - BRU­NO BUCIS METRO BRASÍLIA

No es­ta­ci­o­na­men­to do Ci­ne Brasília (106 Sul) du­ran­te o Fes­ti­val de Ci­ne­ma de Brasília do Ci­ne­ma Bra­si­lei­ro des­te ano, em vez dos car­ros dos di­re­to­res, es­ta­rão tra­to­res. A re­gião es­tá em obras pa­ra a aber­tu­ra de uma es­ta­ção do me­trô ali – e ain­da es­ta­rá du­ran­te to­do o pe­río­do do fes­ti­val, de 14 a 23 de se­tem­bro –, o que aca­bou pul­ve­ri­zan­do par­te da pro­gra­ma­ção do evento pa­ra fo­ra de sua ca­sa prin­ci­pal.

“O me­trô se­rá o dra­ma da edi­ção, mas é um in­ves­ti­men­to no evento, afi­nal es­ta es­ta­ção se cha­ma­rá Ci­ne Brasília”, dis­se o se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra, Gui­lher­me Reis.

As mu­dan­ças da edi­ção fo­ram anun­ci­a­das on­tem em uma co­le­ti­va de im­pren­sa, as­sim co­mo de­ta­lhes da pro­gra­ma­ção. Em­bo­ra es­te­jam pre­vis­tas no­vi­da­des in­te­res­san­tes pa­ra a agen­da, a mudança mais cha­ma­ti­va é da es­tru­tu­ral. O evento se­rá vol­ta­do pa- ra a área dos fun­dos do Ci­ne Brasília nes­te ano, ocu­pan­do to­da a pra­ça que há atrás do edi­fí­cio. Pa­ra is­so, a área se­rá re­vi­ta­li­za­da pe­lo fes­ti­val. Pa­ra não pre­ju­di­car os mo­ra­do­res que mo­ram nos ar­re­do­res, se­rá cri­a­da uma ou­vi­do­ria e os es­pec­ta­do­res dos fil­mes se­rão in­cen­ti­va­dos a não ir de car­ro ao evento.

A pro­gra­ma­ção tam­bém se di­vi­de em vá­ri­as ca­sas. O Mu­seu Na­ci­o­nal se­rá equi­pa­do com equi­pa­men­tos de pro­je­ção em­pres­ta­dos pa­ra re­ce­ber par­te das mos­tras pa­ra­le­las – se­rão cin­co es­te ano, sen­do qua­tro no­vas (ve­ja o box ao la­do), as­sim co­mo o re­tor­no da mos­tra Fu­tu­ro Bra­sil, cri­a­da no ano pas­sa­do, mas que exi­be fil­mes ina­ca­ba­dos ape­nas pa­ra fi­gu­ras do mer­ca­do.

Os anún­ci­os de on­tem tam­bém in­clui­ram a divulgação de du­as no­vas con­de­co­ra­ções: o pri­mei­ro é o prê­mio Lei­la Di­niz, pa­ra ce­le­brar o fe­mi­ni­no no ci­ne­ma bra­si­lei­ro, que ho­me­na­ge­rá Cris­ti­na Ama­ral e Ít­ta­la Nan­di – a atriz, in­clu­si­ve, é pro­ta­go­nis­ta do fil­me de aber­tu­ra do evento, “Do­min­go” (2018), de Fellipe Bar­bo­sa e Cla­ra Li­nhart, que se­rá exi­bi­do ape­nas du­as se­ma­nas de­pois de sua es­treia no Fes­ti­val de Ve­ne­za; e tam­bém a me­da­lha Zó­zi­mo Bul­bul, em hon­ra às pro­du­ções da com­pe­ti­ção que me­lhor va­lo­ri­za­rem os ne­gros. O en­cer­ra­men­to do evento se­rá com o do­cu­men­tá­rio “Amé­ri­ca Ar­ma­da” de Ali­ce La­na­ri e Pe­dro As­berg.

“O Mu­seu Na­ci­o­nal vai re­ce­ber par­te das mos­tras pa­ra­le­las. Ele di­vi­di­rá o ‘fi­lé’ com o Ci­ne Brasília.”

EDU­AR­DO VA­LEN­TE, DI­RE­TOR ARTÍSTICO

| DIVULGAÇÃO

“Do­min­go” de Fellipe Bar­bo­sa e Cla­ra Li­nhart fa­rá a aber­tu­ra do evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.