Ope­ra­ção Hi­pó­cri­tas cum­pre man­da­do em Va­li­nhos

Metro Brazil (Campinas) - - Foco -

A “Ope­ra­ção Hi­pó­cri­tas” de­fla­gra­da pe­la Polícia Fe­de­ral con­tra frau­des em pe­rí­ci­as mé­di­cas cum­priu seis man­da­dos de bus­ca e apre­en­são e cin­co de con­du­ção co­er­ci­ti­va em sua se­gun­da fa­se on­tem, ini­ci­a­da co­le­ta de pro­vas do en­vol­vi­men­to des­ses no­vos sus­pei­tos e em­pre­sas iden­ti­fi­ca­das.

Uma das ações foi re­a­li­za­da em Va­li­nhos, quan­do uma pes­soa foi le­va­da pa­ra a se­de da Polícia Fe­de­ral pa­ra pres­tar es­cla­re­ci­men­tos.

A in­ves­ti­ga­ção des­ven­dou o fun­ci­o­na­men­to de uma re­de cri­mi­no­sa que atu­a­va em pe­rí­ci­as mé­di­cas e pro­ces­sos tra­ba­lhis­tas, que fun­ci­o­na da se­guin­te ma­nei­ra: o tra­ba­lha­dor diz ser por­ta­dor de uma do­en­ça ocu­pa­ci­o­nal ou que so­freu um aci­den­te de tra­ba­lho. O juiz no­meia um mé­di­co de con­fi­an­ça pa­ra atu­ar com pe­ri­to. As par­tes do pro­ces­so po­dem in­di­car um ou­tro mé­di­co pa­ra atu­ar co­mo as­sis­ten- te des­se pe­ri­to. Na in­ves­ti­ga­ção, foi cons­ta­ta­do que al­guns mé­di­cos as­sis­ten­tes eram fi­nan­ci­a­dos pe­las em­pre­sas en­vol­vi­das nos pro­ces­sos e ajus­ta­vam o pa­ga­men­to de van­ta­gens in­de­vi­das aos pe­ri­tos. En­tre os al­vos es­tá uma mé­di­ca de So­ro­ca­ba que vi­nha sen­do no­me­a­da pe­ri­ta pe­la Jus­ti­ça em subs­ti­tui­ção a pe­ri­tos in­ves­ti­ga­dos na pri­mei­ra eta­pa da ope­ra­ção.

A pri­mei­ra fa­se da ope­ra­ção acon­te­ceu em maio do ano pas­sa­do e tam­bém atin­giu ci­da­des da re­gião de Campinas, al­can­çan­do em­pre­sas mul­ti­na­ci­o­nais que par­ti­ci­pa­vam de es­que­mas há pe­lo me­nos se­te anos.

| ARQUIVO/ME­TRO

Se­de da Polícia Fe­de­ral de Campinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.