Cam­pi­nei­ros con­cor­rem à in­di­ca­ção bra­si­lei­ra ao Os­car

Fil­mes de di­re­to­res da ci­da­de in­te­gram a lis­ta do MinC à in­di­ca­ção ao Os­car de me­lhor pe­lí­cu­la es­tran­gei­ra

Metro Brazil (Campinas) - - Cultura -

Os fil­mes “His­tó­ria An­tes de Uma His­tó­ria” e “Café, um De­do de Pro­sa”, am­bos di­ri­gi­dos por di­re­to­res de Campinas, es­tão na lis­ta dos 23 tí­tu­los lis­ta­dos pe­lo MinC (Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra) que con­cor­rem a uma va­ga de can­di­da­to bra­si­lei­ro à in­di­ca­ção ao Os­car de me­lhor fil­me es­tran­gei­ro. O pri­mei­ro tí­tu­lo es­tá sob a res­pon­sa­bi­li­da­de de Wil­son La­za­ret­ti, pro­fes­sor do Ins­ti­tu­to de Ar­tes da Uni­camp. O se­gun­do é di­ri­gi­do por Mau­rí­cio Squa­ri­si. Am­bos in­te­gram o NCA (Nú­cleo de Ci­ne­ma de Ani­ma­ção) de Campinas.

O re­sul­ta­do do ven­ce­dor se­rá di­vul­ga­do nesta sex­ta-fei­ra. De­pois des­ta eta­pa, a in­di­ca­ção é en­vi­a­da à Aca­de­mia de Ar­tes e Ci­ên­ci­as Ci­ne­ma­to­grá­fi­cas, que de­ci­di- rá se in­di­ca ou não o fil­me bra­si­lei­ro pa­ra con­cor­rer à es­ta­tu­e­ta de me­lhor pro­du­ção es­tran­gei­ra.

Pa­ra La­za­ret­ti só a en­tra­da na lis­ta dos 23 fil­mes é be­né­fi­ca à pro­du­ção por­que há uma di­vul­ga­ção es­pon­tâ­nea. “É po­si­ti­vo por­que dá vi­si­bi­li­da­de pa­ra o fil­me. Eu nem que­ria ins­cre­ver e ago­ra es­tá na lis­ta”, dis­se ele, que não con­se­guiu ne­nhu­ma sa­la nos gran­des ci­ne­ma na ci­da­de pa­ra di­vul­gar a sua ani­ma­ção. “Con­se­gui­mos re­pro­du­zir na CPFL e na Uni­camp”, re­lem­bra. O seu fil­me con­se­guiu en­trar nos ci­ne­mas de São Paulo du­ran­te uma se­ma­na.

Se­gun­do ele, ama­nhã ha­ve­rá uma ses­são es­pe­ci­al, às 18h30, na Uni­camp, do fil­me, pro­du­zi­do pe­lo NCA, que le­vou 13 anos pa­ra fi­car pron­to.

‘His­tó­ria An­tes de Uma His­tó­ria’

Es­se é o pri­mei­ro lon­ga- -me­tra­gem de La­za­ret­ti, que narra a his­tó­ria do per­so­na­gem Dr. K – um ho­mem que ado­ra ca­mi­nhar. E em um dia ele en­con­tra um lá­pis e pa­pel pe­lo ca­mi­nho. E jun­to com ou­tros três per­so­na­gens, Dr. K vai apren­den­do so­bre o uni­ver­so da ani­ma­ção.

El­za Soares e Ná Ozet­ti, além de em­pres­ta­rem su­as vo­zes pa­ra du­as per­so­na­gens, in­ter­pre­tam as can­ções do fil­me. A tri- lha foi com­pos­ta por Paulo Ho­wlands e a Or­ques­tra Sinfô­ni­ca da Uni­camp gra­vou a mú­si­ca te­ma do fil­me, sob a re­gên­cia de Cinthia Ali­re­ti.

‘Café, um De­do de Pro­sa’

A ani­ma­ção de Squa­ri­si re­tra­ta de for­ma di­ver­ti­da a his­tó­ria da be­bi­da mais po­pu­lar dos bra­si­lei­ros: o café.

O lon­ga-me­tra­gem fi­cou du­as se­ma­nas nas sa­las de ci­ne­ma de São Paulo.

A pe­lí­cu­la fa­la so­bre o en­con­tro dos ami­gos Ve­ra Holtz e Wan­di Do­ra­ti­ot­to em uma ca­fe­te­ria. Am­bos são apai­xo­na­dos pe­la be­bi­da eles, cla­ro, fa­lam so­bre o café e re­ve­lam mui­tas cu­ri­o­si­da­des so­bre a be­bi­da, sua im­por­tân­cia his­tó­ri­ca e in­fluên­cia na eco­no­mia, po­lí­ti­ca e até na cul­tu­ra bra­si­lei­ra.

Te­mas co­mo es­cra­vi­dão, Se­ma­na da Ar­te Mo­der­na, imi­gra­ção es­tão na ani­ma­ção. Na­da de tex­to pe­sa­do, tu­do con­ta­do de for­ma bem- hu­mo­ra­da. Os fa­tos his­tó­ri­cos são ba­se­a­dos no li­vro “A His­tó­ria do Café”, de Ana Lui­za Mar­tins.

Mau­rí­cio Squa­ri­si é o di­re­tor de “Café, um De­do de Pro­sa”

Wil­son La­za­ret­ti di­ri­ge “His­tó­ria An­tes de Uma His­tó­ria”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.