Cam­pa­nha co­me­ça, mas tem fal­ta de dois ti­pos de va­ci­na

Es­to­que de do­ses pa­ra trí­pli­ce vi­ral e ro­ta­ví­rus se es­go­tou on­tem. Saú­de dis­se que re­mé­di­os se­rão re­pos­tos ho­je

Metro Brazil (Campinas) - - Front Page -

O iní­cio da cam­pa­nha de mul­ti­va­ci­na­ção, on­tem em Campinas, foi mar­ca­da pe­la fal­ta de dois ti­pos de va­ci­na. Os me­di­ca­men­tos pa­ra ro­ta­ví­rus e a trí­pli­ce vi­ral – que imu­ni­za con­tra sa­ram­po, ca­xum­ba e ru­béo­la.

A fal­ta dos me­di­ca­men­tos foi con­fir­ma­da on­tem pe­la Se­cre­ta­ria de Saú­de. O ór­gão in­for­mou no en­tan­to, que a dis­tri­bui­ção das do­ses é de res­pon­sa­bi­li­da­de tan­to do Mi­nis­té­rio da Saú­de qu­an­to da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Saú­de.

De acor­do com a pre­fei­tu­ra, a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al in­for­mou que as do­ses em fal­ta se­rão re­pos­tas ho­je.

A Se­cre­ta­ria de Saú­de de Campinas ad­mi­tiu tam­bém que os es­to­ques de va­ci­na con­tra pó­lio (go­ti­nhas) e a du­pla vi­ral adul­ta es­tão com es­to­ques bai­xos, mas não che­ga­ram a fal­tar. Dis­se ain­da que pa­ra ho­je es­tá pre­vis­ta a che­ga­da de um lo­te com 5 mil do­ses da pri­mei­ra e 14 mil da se­gun­da.

A ação de va­ci­na­ção vai até o dia 22 des­te mês e tem a me­ta de imu­ni­zar cer­ca de 230 mil pes­so­as.

A Cam­pa­nha de Mul­ti­va­ci­na­ção tem o ob­je­ti­vo de fa­zer a atu­a­li­za­ção da ca­der- ne­ta de va­ci­nas de cri­an­ças e ado­les­cen­tes me­no­res de 15 anos de ida­de.

A Saú­de pe­de que to­dos os cam­pi­nei­ros nesta fai­xa etá­ria de­vem ser le­va­dos aos Cen­tros de Saú­de pa­ra con­fe­rir sua si­tu­a­ção va­ci­nal e atu­a­li­zar o do­cu­men­to, se for ne­ces­sá­rio.

Nesta cam­pa­nha fo­ram in­cluí­das do­ses de re­for­ço e no­vas va­ci­nas pa­ra a fai­xa etá­ria até os 15 anos. En­tre as no­vi­da­des es­tá a am­pli­a­ção da fai­xa etá­ria da va­ci­na con­tra o HPV, pa­ra as me­ni­nas de no­ve anos e me­no­res de 15 anos e me­ni­nos en­tre 11 anos e me­no­res de 15 anos; e a va­ci­na con­tra a do­en­ça me­nin­go­có­ci­ca, pa­ra am­bos os se­xos en­tre 12 a 13 anos de ida­de.

| ARQUIVO/ME­TRO

Va­ci­na em fal­ta no pri­mei­ro dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.