Lou­vei­ra. Se­te ma­ca­cos são en­con­tra­dos mor­tos

Metro Brazil (Campinas) - - Foco -

A ci­da­de de Lou­vei­ra, na re­gião de Campinas, re­gis­trou a mor­te de se­te ma­ca­cos em um sí­tio no bair­ro En­ge­nho Se­co, no úl­ti­mo fim de se­ma­na.

A sus­pei­ta é de que eles es­ta­vam in­fec­ta­dos por fe­bre ama­re­la. De acor­do com a Se­cre­ta­ria de Saú­de, os pri­ma­tas não fo­ram en­vi­a­dos pa­ra exa­mes, já que no lo­cal há exis­tên­cia de epi­zo­o­tia – epi­de­mia da do­en­ça.

Ou­tros dois ma­ca­cos que tam­bém es­ta­vam com sus­pei­ta da do­en­ça, fo­ram en­ca­mi­nha­dos pa­ra uma ma­ta ci­li­ar, mas mor­re­ram lo­go em se­gui­da.

Com es­ses no­ve pos­sí­veis ca­sos, Lou­vei­ra che­ga a 21 mor­tes de ma­ca­cos pe­la do­en­ça e tem ou­tros 44 ca­sos sus­pei­tos.

Se­gun­do a Pre­fei­tu­ra de Lou­vei­ra, a pri­mei­ra mor­te ocor­reu em ju­nho. Po­rém, a va­ci­na­ção con­tra a do­en­ça te­ve iní­cio an­tes, em abril, já que a ci­da­de vi­zi­nha, Vi­nhe­do, já ti­nha a con­fir­ma­ção da fe­bre ama­re­la em pri­ma­tas.

No to­tal, 15,5 mil mo­ra­do­res de Lou­vei­ra fo­ram imu­ni­za­dos, tan­to na zo­na ru­ral qu­an­to na par­te ur­ba­na do mu­ni­cí­pio.

Até o mo­men­to, ape­sar das mor­tes dos ma­ca­cos, ne­nhum mo­ra­dor con­traiu a do­en­ça.

A pre­fei­tu­ra não ne­ga que no­vos ca­sos de fe­bre ama­re­la po­dem ocor­rer nos ma­ca­cos, mas acre­di­ta que com a va­ci­na­ção a po­pu­la­ção da ci­da­de es­tá pro­te­gi­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.