Bra­sil cria em­pre­gos for­mais pe­lo 5º mês

Em agos­to, fo­ram ge­ra­das 35,5 mil va­gas com car­tei­ra as­si­na­da. No acu­mu­la­do de 12 me­ses, po­rém, país ain­da re­gis­tra o fe­cha­men­to de 544 mil pos­tos

Metro Brazil (Campinas) - - Economia -

Pe­lo quin­to mês se­gui­do, mais pos­tos de tra­ba­lho for­mais fo­ram aber­tos do que fe­cha­dos no país. Em agos­to, o Bra­sil re­gis­trou a cri­a­ção lí­qui­da de 35.457 va­gas com car­tei­ra, me­lhor re­sul­ta­do pa­ra o mês des­de 2014, quan­do fo­ram aber­tos 101.425 pos­tos.

No ano, o país acu­mu­la um sal­do po­si­ti­vo de 163.417 va­gas, re­for­çan­do a ava­li­a­ção de len­ta e gra­du­al re­cu­pe­ra­ção da eco­no­mia. O re­sul­ta­do já é bem me­lhor se com­pa­ra­do com mes­mo pe­río­do de 2016, quan­do 651.288 pos­tos ha­vi­am si­do fe­cha­dos. Em 12 me­ses, no en­tan­to, o sal­do se­gue no ver­me­lho, com fe­cha­men­to de 544.658 pos­tos.

“Qu­em ti­ver uma ve­la po­de acen­der, qu­em ti­ver Ave Ma­ria po­de re­zar”, dis­se o co­or­de­na­dor-ge­ral de es­ta­tís­ti­cas do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho, Má­rio Ma­ga­lhães, ao ser ques­ti­o­na­do so­bre a pre­vi­são pa­ra o fim do ano.

Se­gun­do Ma­ga­lhães, o mês de de­zem­bro, em ge­ral, tem for­tes re­sul­ta­dos ne­ga­ti­vos. A tor­ci­da, diz o co­or­de­na­dor, é pa­ra que as con­tra­ções de se­tem­bro ou ou­tu­bro, quan­do são cri­a­das va­gas pa- ra as ven­das de fi­nal do ano, com­pen­sem o re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo sa­zo­nal de de­zem­bro.

Em agos­to, a ge­ra­ção de em­pre­go foi pu­xa­da prin­ci­pal­men­te pe­lo se­tor de ser­vi­ços, com aber­tu­ra de 23.299 pos­tos. Apa­re­cem tam­bém co­mo des­ta­ques po­si­ti­vos: in­dús­tria da trans­for­ma­ção (12.873 va­gas), co­mér­cio (10.721) e cons­tru­ção ci­vil (1.017). Na pon­ta ne­ga­ti­va, es­tão agri­cul­tu­ra (-12.412), ser­vi­ços in­dus­tri­ais de uti­li­da­de pú­bli­ca (-434) e in­dús­tria ex­tra­ti­vis­ta mi­ne­ral (-135).

A ta­xa ain­da ele­va­da de de­sem­pre­go vem re­cu­an­do, mas o re­sul­ta­do tem si­do im­pul­si­o­na­do so­bre­tu­do pe­lo au­men­to da in­for­ma­li­da­de. Se­gun­do o IBGE, no tri­mes­tre de maio a ju­lho, 12,8% dos bra­si­lei­ros es­ta­vam de­so­cu­pa­dos, nú­me­ro que re­pre­sen­ta 13,3 mi­lhões de pes­so­as pro­cu­ran­do em­pre­go.

“Qu­em ti­ver uma ve­la po­de acen­der, qu­em ti­ver Ave Ma­ria po­de re­zar” MÁ­RIO MA­GA­LHÃES, DO MI­NIS­TÉ­RIO DO TRA­BA­LHO, SO­BRE PRE­VI­SÃO PA­RA O ANO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.