Pla­no Di­re­tor não te­rá pro­je­to de mo­bi­li­da­de

Pro­je­to do PD vai à Câ­ma­ra sem a sua ‘es­pi­nha dor­sal’. Pla­no de mo­bi­li­da­de fi­ca­rá pron­to em 2018

Metro Brazil (Campinas) - - Front Page -

O Pla­no Di­re­tor a ser en­ca­mi­nha­do pa­ra a Câ­ma­ra no fi­nal des­ta se­ma­na, de­ve­rá ir pa­ra vo­ta­ção em ple­ná­rio sem um dos seus mais im­por­tan­tes fer­ra­men­tas de po­lí­ti­ca ur­ba­na.

A Se­cre­ta­ria de Trans­por­tes in­for­mou que o Pla­no de Mo­bi­li­da­de – que da­ria sus­ten­ta­ção pa­ra uma das prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas do Pla­no Di­re­tor – que é a ori­en­ta­ção de de­sen­vol­vi­men­to a par­tir das li­nhas de trans­por­tes – só vai fi­car pron­to no pri­mei­ro qua­dri­mes­tre do ano que vem.

O Pla­no Di­re­tor de­ve ser en­tre­gue ao Le­gis­la­ti­vo no dia 29 e a ex­pec­ta­ti­va é que se­ja vo­ta­do en­tre o fi­nal de ou­tu­bro ou co­me­ço de no­vem­bro.

O Pla­no Di­re­tor tem co­mo uma de su­as prin­ci­pais di­re­tri­zes, o ins­tru­men­to cha­ma­do pe­los téc­ni­cos de DOT (De­sen­vol­vi­men­to Ori­en­ta­do pe­lo Trans­por­te) pe­lo qual, se­rão de­fi­ni­dos os cri­té­ri­os pa­ra a in­du­ção de ocu­pa­ção de áre­as va­zi­as; re­gras de es­tí­mu­lo ao aden­sa­men­to e mis­tu­ra de usos ao lon­go da re­de es­tru­tu­ral de mo­bi­li­da­de.

A au­sên­cia do Pla­no de Mo­bi­li­da­de foi um das ra- zões pe­las quais o pro­mo­tor de Jus­ti­ça, Val­cir Ko­bo­ri, pe­diu, ain­da no pri­mei­ro se­mes­tre, o adi­a­men­to do en­vio do Pla­no Di­re­tor à Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res.

À épo­ca ele tam­bém pe­diu in­for­ma­ções so­bre os pro­gra­mas de mo­ra­di­as po­pu­la­res.

Se­cre­tá­rio

O se­cre­tá­rio de Pla­ne­ja­men­to, Car­los Au­gus­to San­to­ro, re­co­nhe­ce que o Pla­no de Mo­bi­li­da­de não vai fi­car pron­to a tempo de se­guir com o Pla­no Di­re­tor pa­ra a Câ­ma­ra, mas diz que “gran­de par­te” do Pla­no de Mo­bi­li­da­de vai ser en­tre­gue aos ve­re­a­do­res. Se­gun­do ele, ha­ve­rá in­for­ma­ções so­bre a re­clas­si­fi­ca­ção das vi­as, o Pla­no Ci­clo­viá­rio, BRT (sis­te­ma de cor­re­do­res ex­clu­si­vos de ôni­bus) e o mo­de­lo do es­ta­ci­o­na­men­to com parquí­me­tro.

As obras do BRT es­tão no iní­cio e a ex­pec­ta­ti­va de con­clu­são é pa­ra 36 me­ses, mas o pro­je­to do es­ta­ci­o­na­men­to com parquí­me­tro – que de­ve­rá ser en­tre­gue à ini­ci­a­ti­va pri­va­da por meio de con­cor­rên­cia pú­bli­ca – se­quer tem o edi­tal de li­ci­ta­ção con­cluí­do.

O Pla­no Di­re­tor pre­vê ain­da o com­par­ti­lha­men­to de lei­tos fér­re­os ati­vos pa­ra o trans­por­te de car­gas e pas­sa­gei­ros, a uti­li­za­ção de lei­tos fér­re­os de­sa­ti­va­dos pa­ra o sis­te­ma viá­rio e de trans­por­te de pas­sa­gei­ros ou pa­ra im­plan­ta­ção de pro­je­tos ur­ba­nos.

| ARQUIVO METRO

Vis­ta da ci­da­de de Campinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.