Câ­ma­ra vo­ta ho­je mul­ta por con­su­mo de dro­gas na ci­da­de

Pro­je­to im­põe in­fra­ção de R$ 330,00 pa­ra quem for fla­gra­do usan­do dro­gas em es­pa­ços pú­bli­cos

Metro Brazil (Campinas) - - Front Page - METRO CAMPINAS

O ple­ná­rio da Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de Campinas vo­ta ho­je, em pri­mei­ra dis­cus­são (le­ga­li­da­de), pro­je­to que pre­vê a apli­ca­ção de mul­ta pa­ra con­su­mi­dor de dro­ga. De au­to­ria do ve­re­a­dor Nel­son Hos­s­ri (Po­de­mos), o pro­je­to es­ti­pu­la o pa­ga­men­to de 100 UFICs (R$ 330,00) pa­ra quem for fla­gra­do usan­do dro­gas ilí­ci­tas em es­pa­ços pú­bli­cos.

O ve­re­a­dor diz que a ini­ci­a­ti­va é iné­di­ta no país e ga­ran­te não ter re­la­ção com a le­gis­la­ção pe­nal. “Tra­ta-se de uma mul­ta ad­mi­nis­tra­ti­va”, diz ele.

O va­lor da mul­ta se­rá do­bra­do em ca­so de rein­ci­dên­cia e con­ti­nu­a­rá su­bin­do até o va­lor má­xi­mo de cin­co ve­zes o ori­gi­nal.

De acor­do com o pro­je­to, o va­lor ar­re­ca­da­do com as mul­tas de­ve­rão ser des­ti­na­dos pa­ra en­ti­da­des so­ci­ais, Fun­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e tra­ba­lho na Edu­ca­ção atra­vés da Pre­ven­ção ao Uso e Abu­so de Dro­gas. “O que nós pro­po­mos vai na mes­ma li­nha da lei que proí­be uri­nar nas ru­as, ou aque­la que exi­ge que o do­no re­co­lha as fe­zes de seu ani­mal de es­ti­ma­ção”, ex­pli­ca.

Pa­ra Nel­son Hos­s­ri, é preciso coi­bir qu­al­quer ti­po de si­tu­a­ção que pos­sa le­var ao con­su­mo de dro­gas.

“Já ou­vi re­la­tos de pais que en­con­tra­ram pi­nos de co­caí­nas e bi­tu­cas de ma­co­nha em par­ques en­quan­to os fi­lhos brin­ca­vam. Não po­de­mos ad­mi­tir es­sa in­ver­são de va­lo­res”, afir­ma ele.

De acor­do com Hos­s­ri, o pro­je­to de lei pos­sui al­gu- mas tra­vas. A lei não se apli­ca, por exem­plo, no ca­so de o in­fra­tor ser cri­an­ça ou ado­les­cen­te. Nes­te ca­so, lem­bra o ve­re­a­dor, o ca­so de­ve ser tra­ta­do de acor­do com o que pre­co­ni­za o ECA (Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te).

A lei tam­bém não de­ve­rá va­ler pa­ra pes­so­as em si­tu­a­ção de rua. A pro­pos­ta pre­vê que pes­so­as nes­ta con­di­ção de­ve­rão ser en­ca­mi­nha­das pa­ra os ser­vi­ços de saú­de e as­sis­tên­cia so­ci­al.

Se­gun­do ele, pa­ra es­sas pes­so­as já exis­te uma re­de mu­ni­ci­pal de aten­di­men­to, com pes­so­as ca­pa­ci­ta­das pa­ra fa­zer aten­di­men­tos e pro­ce­der even­tu­ais tra­ta­men­tos

O pro­je­to pre­vê que a mul­ta po­de­rá ser apli­ca­da pe­la GM (Gu­ar­da Mu­ni­ci­pal). Mas, fun­ci­o­ná­ri­os de au­tar­qui­as co­mo a Se­tec ou a Em­dec tam­bém po­de­rão ser ha­bi­li­ta­dos. Se­rá pos­sí­vel ain­da fir­mar con­vê­ni­os com a PM.

| ARQUIVO METRO

Con­su­mo de crack na re­gião cen­tral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.