O in­can­sá­vel Her­me­to lan­ça dis­co com big band

Mul­ti­fa­ce­ta­do ar­tis­ta ala­go­a­no de 81 anos par­te pa­ra for­ma­to inédito e to­ca de ber­ran­te a co­po d’água em dis­co de­li­ci­o­so

Metro Brazil (Campinas) - - Cultura - RAPHA­EL VELEDA

Em in­crí­veis 67 anos de car­rei­ra, o ala­go­a­no Her­me­to Pas­co­al fez de tu­do – me­nos gra­var um dis­co com big band, que é o que ele faz ago­ra, aos 81 anos, com “Na­tu­re­za Uni­ver­sal”, lan­ça­do na úl­ti­ma sex­ta.

Co­nhe­ci­do por ti­rar som de qual­quer ob­je­to -- quem foi a shows do ar­tis­ta sa­be bem -- Her­me­to co­me­çou a to­car em ca­sa­men­tos com o ir­mão mais velho e, des­de en­tão, gra­vou pe­lo me­nos 25 dis­cos, pas­se­an­do por rit­mos po­pu­la­res bra­si­lei­ros, jazz e mú­si­ca eru­di­ta (num re­su­mo econô­mi­co).

O no­vo tra­ba­lho é inédito no for­ma­to, mas traz ele­men­tos com os quais o ins­tru­men­tis­ta tra­ba­lhou a vi­da in­tei­ra, co­mo a mú­si­ca fol­cló­ri­ca nor­des­ti­na.

A big band tem, sob re­gên­cia de An­dré Marques, cin­co trom­pe­tes, cin­co trom­bo­nes, cin­co sa­xo­fo­nes, e “co­zi­nha” com pi­a­no, gui­tar­ra, bai­xo, ba­te­ria e per­cus­são. Her­me­to é o com­po­si­tor de to­das as 11 can­ções e to­ca vá­ri­os ins­tru­men­tos, en­tre eles pi­a­no, ber­ran­te, cha­lei­ra e co­po d’água. E não é ba­ten­do no co­po, mas as­so­vi­an­do na água.

Ex­tras

Dá pa­ra ver is­so e mui­to do pro­ces­so de pro­du­ção do dis­co em qu­a­tro mi­ni­do­cu­men­tá­ri­os pu­bli­ca­dos na pá­gi­na do pro­je­to no Fa­ce- bo­ok ( www.fa­ce­bo­ok.com/ her­me­to­pas­co­a­le­big­band/), on­de tam­bém há en­tre­vis­tas, perfil dos ins­tru­men­tis­tas e o re­gis­tro da gra­va­ção de mú­si­cas in­tei­ras.

O pro­je­to é uma ini­ci­a­ti­va da Na­tu­ra Mu­si­cal e con­ta com o apoio das tão de­mo­ni­za­das leis de in­cen­ti­vo cul­tu­ral, jus­ti­fi­can­do sua re­le­vân­cia. Tu­do foi gra­va­do em cin­co di­as, em ju­nho des­te ano, num es­tú­dio na ca­pi­tal pau­lis­ta.

Ca­ri­be­nho, ára­be...

A mú­si­ca em si é de­li­ci­o­sa. O an­da­men­to das fai­xas, com ca­da som se en­cai­xan­do com su­a­vi­da­de, con­tras­ta com a quan­ti­da­de de ins­tru­men­tos. Há ele­men- tos de mú­si­ca ca­ri­be­nha, e não só em “De Cu­ba Lan­chan­do”; há um cho­ro ára­be; há uma ho­me­na­gem ao “Ju­men­to Mi­mo­so”; e há até uma can­ção de­di­ca­da à es­po­sa, “Me­ni­na Il­za”.

São gra­va­ções que pro- vo­cam sen­sa­ções pa­ra além da au­di­ção, co­mo em “Bra­sil Uni­ver­so” e seu cli­ma de fil­me an­ti­go de sus­pen­se. É dis­co pa­ra ou­vir pres­tan­do aten­ção, mas que tam­bém vai bem ao fun­do de tar­des pre­gui­ço­sas.

Tur­nê

Her­me­to e a big band mos­tra­ram o dis­co ao pú­bli­co pela pri­mei­ra vez em um show no sá­ba­do, em São Pau­lo. Há ou­tra apre­sen­ta­ção mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo sá­ba­do, dia 28, no Cir­co Vo­a­dor, no Rio de Ja­nei­ro, e mais na­da na agenda.

| REPRODUÇÃO/FA­CE­BO­OK

En­saio do gê­nio de mil ta­len­tos com sua big band

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.