TE­MER MAN­DA ABIN CON­TRA­TAR MAIS 300 ARAPONGAS.

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

Dois di­as após a revista “Ve­ja” acu­sar o go­ver­no de aci­o­nar seu ser­vi­ço se­cre­to pa­ra in­ves­ti­gar o mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, re­la­tor da La­va Ja­to no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer au­to­ri­zou a Abin (Agên­cia Bra­si­lei­ra de In­te­li­gên­cia) a con­tra­tar 300 arapongas. A Abin pe­dia au­to­ri­za­ção, mas só saiu quan­do Te­mer foi al­vo de Jo­es­ley Ba­tis­ta, se­gun­do o Pla­nal­to, o “gram­pe­a­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca”. SE­TOR CARENTE. O go­ver­no ava­lia que ne­ces­si­ta de ações de in­te­li­gên­cia pa­ra im­pe­dir ca­sos co­mo a gra­va­ção da con­ver­sa do pre­si­den­te com Jo­es­ley.

VUL­NE­RA­BI­LI­DA­DE. Com o pre­si­den­te vul­ne­rá­vel, o GSI (Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal) re­co­men­dou a Te­mer au­to­ri­zar a con­tra­ta­ção de no­vos agen­tes.

R$ 16 MIL POR MÊS. Os no­vos agen­tes te­rão sa­lá­rio ini­ci­al de R$ 16 mil. Ruim de ser­vi­ço, o Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to ain­da não fez o edi­tal do concurso. GO­VER­NO DO DF VÊ AGÊN­CIA ‘APARELHADA’ PE­LO PT. Na úl­ti­ma se­ma­na, o go­ver­no do Dis­tri­to Fe­de­ral foi for­ça­do a ne­gar um pla­no pa­ra au­men­tar pa­ra 48h con­se­cu­ti­vas o ra­ci­o­na­men­to de água nas ci­da­des do es­ta­do. Mas a Ada­sa (agên­cia re­gu­la­do­ra de águas do DF) pu­bli­cou dois di­as de­pois uma re­so­lu­ção que con­fir­ma­va a ideia. A ava­li­a­ção é de que a Ada­sa “va­zou” o pla­no pa­ra pre­ju­di­car o go­ver­no, que re­jei­ta o pla­no. “Me­ta­de da Ada­sa es­tá con­tro­la­da por pe­tis­tas”, es­cla­re­ceu al­ta fon­te do Bu­ri­ti so­bre o va­za­men­to do pla­no.

CON­TAN­DO VO­TOS ALHEIOS. A opo­si­ção acha que con­se­guiu re­ver­ter vo­tos fa­vo­rá­veis a Te­mer, na vo­ta­ção de quar­ta-fei­ra, e que o go­ver­no já não te­rá os 263 vo­tos da pri­mei­ra vo­ta­ção. Mas a mai­or di­fi­cul­da­de é mes­mo da opo­si­ção: so­mar 342 vo­tos pa­ra aca­tar a de­nún­cia da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca.

“A CO­LA­BO­RA­ÇÃO PREMIADA NÃO SE FAZ SEM RE­GRAS E CAUTELAS.” JUIZ FE­DE­RAL SER­GIO MORO DE­FEN­DE A FER­RA­MEN­TA DA DE­LA­ÇÃO PREMIADA NA LA­VA JA­TO

| JO­SÉ CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.