CLÁU­DIO HUM­BER­TO “EU SAIO DA PO­LÍ­TI­CA.”

CI­RO GO­MES PRO­ME­TE DE­SIS­TIR DA CAR­REI­RA SE JAIR BOL­SO­NA­RO VEN­CER A ELEI­ÇÃO

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil - CLAU­DIO.HUM­BER­TO @METROJORNAL.COM.BR

ZÉ DIR­CEU ARTICULA ALI­AN­ÇA PT-MDB JÁ NO 2º TUR­NO. PT e MDB ne­go­ci­am se­cre­ta­men­te uma ali­an­ça com vis­tas ao se­gun­do tur­no da dis­pu­ta pre­si­den­ci­al. Pe­lo PT, a ini­ci­a­ti­va foi de José Dir­ceu, ex-mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil de Lu­la, lo­go após ser sol­to por or­dem da 2ª Tur­ma do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. As con­ver­sas ini­ci­ais fo­ram com po­lí­ti­cos nor­des­ti­nos do MDB. Ofi­ci­al­men­te, eles ale­gam a ne­ces­si­da­de de “ga­ran­tir a governabilidade” de um even­tu­al go­ver­no Had­dad (PT). Mas a ra­zão pri­mor­di­al é ou­tra: en­fren­tar a La­va Ja­to e re­ver­ter pri­sões.

IDEIA FI­XA. Não es­tá cla­ro co­mo o even­tu­al go­ver­no do PT su­fo­ca­ria a La­va Ja­to ou neu­tra­li­za­ria sen­ten­ças. Mas os in­ter­lo­cu­to­res só pen­sam nis­so.

PRISÃO É O QUE UNE. Vi­a­bi­li­za o en­ten­di­men­to o de­se­jo de sol­tar Lu­la e ou­tros pe­tis­tas e, do la­do do MDB, evi­tar que Te­mer e ou­tros fi­gu­rões aca­bem pre­sos.

CONCHAVO SE­CRE­TO. As con­ver­sas de Zé Dir­ceu com o Pla­nal­to e o MDB eram man­ti­das sob o mais ab­so­lu­to si­gi­lo, en­quan­to “cos­tu­ras­sem” o apoio in­ter­no.

CADE: ANP DE­VE PER­MI­TIR VENDA DI­RE­TA DE ETA­NOL. O Cade (Con­se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo de De­fe­sa Econô­mi­ca) re­co­men­da em sua No­ta Téc­ni­ca nº 24/2018, da­ta­da do úl­ti­mo dia 6, que a Agên­cia Na­ci­o­nal do Pe­tró­leo re­con­si­de­re a proi­bi­ção da venda di­re­ta de eta­nol aos pos­tos. Nes­sa no­ta, o Cade de­mo­liu ca­da uma das ale­ga­ções dos dis­tri­bui­do­res (que atu­am co­mo atra­ves­sa­do­res) con­tra a venda di­re­ta. E con­clui com eloquên­cia: “em­bo­ra en­ge­nho­sa­men­te cons­truí­dos”, os ar­gu­men­tos pe­la proi­bi­ção ca­re­cem de “subs­tra­to teó­ri­co e fá­ti­co”.

PAGADOR SE­CRE­TO. Fer­nan­do Magalhães, um dos qua­tro advogados do agres­sor de Jair Bol­so­na­ro, dis­se on­tem que teve de con­tra­tar se­gu­ran­ças para pro­te­ger sua família. Mas con­ti­nua sem es­cla­re­cer qu­em afi­nal os pa­ga.

| FOTOARENA/FO­LHA­PRESS

Ex-mi­nis­tro José Dir­ceu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.