Go­ver­no apli­ca mul­ta re­cor­de a ope­ra­do­ras

Metro Brazil (Campinas) - - Economia -

O De­par­ta­men­to de Pro­te­ção e De­fe­sa do Con­su­mi­dor, vin­cu­la­do ao Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, mul­tou Oi, Cla­ro e Vivo em R$ 9,3 mi­lhões ca­da por in­fra­ção ao Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor. É a mai­or mul­ta já apli­ca­da na his­tó­ria do de­par­ta­men­to. As em­pre­sas po­dem re­cor­rer da de­ci­são.

Se­gun­do o de­par­ta­men­to, as em­pre­sas vi­o­la­ram os di­rei­tos dos con­su­mi­do­res nos cha­ma­dos ser­vi­ços de va­lor adi­ci­o­na­do, além de ofer­ta de ser­vi­ços e pro­du­tos di­fe­ren­tes dos que fo­ram efe­ti­va­men­te en­tre­gues ao cli­en­te.

Os ser­vi­ços de va­lor adi­ci­o­na­do não são con­si­de­ra­dos ser­vi­ços de te­le­co­mu­ni­ca­ção. En­tre os mais co­muns es­tão os toques de ce­lu­lar di­fe­ren­ci­a­dos, no­tí­ci­as por SMS, mú­si­cas e an­ti­ví­rus.

Du­ran­te a in­ves­ti­ga­ção, tam­bém foi ve­ri­fi­ca­do que as em­pre­sas co­bra­ram por ser­vi­ços e pro­du­tos nun­ca so­li­ci­ta­dos pe­lo con­su­mi­dor. Se­gun­do o de­par­ta­men­to, as ope­ra­do­ras ar­gu­men­ta­ram que ou­tras em­pre­sas fo­ram res­pon­sá­veis por dis­po­ni­bi­li­zar os ser­vi­ços de va­lo­res adi­ci­o­na­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.