NO BA­LAN­ÇO DA ÁFRI­CA

ES­PE­TÁ­CU­LO ‘NIMBA’ HO­ME­NA­GEIA O ES­PÍ­RI­TO FE­MI­NI­NO EMDANÇA

Metro Brazil (Campinas) - - Primeira Página -

Vo­cê não tem des­cul­pa para fi­car em ca­sa nes­te fim de se­ma­na. O Sesc Cam­pi­nas ofe­re­ce um car­dá­pio di­ver­si­fi­ca­do que vai de mú­si­ca ao te­a­tro.

A pri­mei­ra atra­ção se­rá no sábado, 15, a par­tir das 16h30, com o lan­ça­men­to do show “Cor­sá­rio”, ins­pi­ra­do nas obras de al­guns dos prin­ci­pais com­po­si­to­res bra­si­lei­ros, co­mo João Bos­co, Ba­den Powell, Vi­ni­cius de Mo­ra­es, Si­vu­ca e Mil­ton Nas­ci­men­to. O show co­lo­ca a mú­si­ca po­pu­lar bra­si­lei­ra para di­a­lo­gar com a mú­si­ca fla­men­ca. A apre­sen­ta­ção úni­ca te­rá a for­ma­ção com os mú­si­cos Gu­ga Cos­ta na voz, Bre­no Lo­pes na voz e vi­o­lão, Edu Gui­ma­rães na san­fo­na, Hen­ri­que Tar­ra­son no con­tra­bai­xo e Ale Rei­ner na per­cus­são.

E no do­min­go, às 14h30, se­rá a vez da apre­sen­ta­ção de dan­ça con­tem­po­râ­nea com o es­pe­tá­cu­lo “Nimba”, que pres­ta uma ho­me­na­gem ao es­pí­ri­to fe­mi­ni­no exis­ten­te em to­dos os se­res. A Nimba é um ser mis­te­ri­o­so que per­ten­ce ao mun­do da fan­ta­sia, ori­gi­ná­ria en­tre os po­vos Ba­ga que vi­vem na Gui­né, nas par­tes mais oci­den­tais do con­ti­nen­te afri­ca­no, em­pre­ga­da em ce­rimô­ni­as da dan­ça da co­lhei­ta do ar­roz exe­cu­ta­das a fim pro­cu­rar a fer­ti­li­da­de dos cam­pos. Ma­te­ri­a­li­za­da em uma es­cul­tu­ra ta­lha­da em ma­dei­ra, sua cris­ta e bico sim­bo­li­zam po­der e vi­ri­li­da­de, e seus gran­des sei­os que su­ge­rem fer­ti­li­da­de.

A Tru­pe Ben­kady é um gru­po de pes­qui­sa em dan­ça e rit­mos de ma­triz afri­ca­na. Os dan­ça­ri­nos fa­rão mais do que re­lei­tu­ra das obras dos ba­lés afri­ca­nos, mas um tra­ba­lho de in­ter­na­li­za­ção da dan­ça, de acei­ta­ção, adap­ta­ção e rein­ter­pre­ta­ção do cor­po.

No mes­mo dia, às 16h, os pais e filhos têm um en­con­tro mar­ca­do com João e Ma­ria, da Cia. Le Plat du Jour. O es­pe­tá­cu­lo se­rá uma adap­ta­ção do clás­si­co dos Ir­mãos Grimm. Nes­ta pe­ça, a nar­ra­ti­va ga­nhou um cu­nho ecológico e a gra­ça de du­as sim­pá­ti­cas pás­sa­ras, Bi­cu­di­nha e Bi­cu­do­na, que en­con­tram-se em apu­ros. Os in­gres­sos es­tão à venda so­men­te nas bi­lhe­te­ri­as das uni­da­des a par­tir de R$ 5. Cri­an­ças até 11 anos não pa­gam. Já o show mu­si­cal e a dan­ça são gra­tui­tos.

BIA VA­REL­LA/DI­VUL­GA­ÇÃO

| BIA VA­REL­LA/DI­VUL­GA­ÇÃO

Dan­ça­ri­nos fo­cam rit­mos de ma­triz afri­ca­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.