CLÁU­DIO HUM­BER­TO

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil - CLAU­DIO.HUM­BER­TO @METROJORNAL.COM.BR

ATEN­TA­DO CAN­CE­LOU 7 DE SE­TEM­BRO FES­TI­VO LÁ FO­RA. Tão lo­go sou­be do aten­ta­do a Jair Bol­so­na­ro (PSL), na quin­ta (6), o Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res or­de­nou a to­dos os em­bai­xa­do­res do Bra­sil mun­do afo­ra “ob­ser­var a de­vi­da so­bri­e­da­de” nas ce­le­bra­ções de 7 de Se­tem­bro, “em ra­zão da cons­ter­na­ção” en­vol­ven­do o fa­to, can­ce­lan­do in­clu­si­ve shows ar­tís­ti­cos e cul­tu­rais. A Cir­cu­lar Te­le­grá­fi­ca, à qu­al es­ta co­lu­na teve aces­so, foi aca­ta­da pe­los em­bai­xa­do­res.

DIS­SI­MU­LA­ÇÃO? A Cir­cu­lar Te­le­grá­fi­ca nº 108709 foi en­vi­a­da de for­ma par­ti­cu­lar, por e-mail. Men­sa­gens ofi­ci­ais são trans­mi­ti­das na sé­rie te­le­grá­fi­ca nor­mal.

NÃO FOI PAR­TI­CU­LAR. A Cir­cu­lar é ex­pe­di­en­te ofi­ci­al, in­for­ma o em­bai­xa­dor Tar­cí­sio Cos­ta, do Ita­ma­raty, e “não tem ab­so­lu­ta­men­te na­da de par­ti­cu­lar nis­so”. TO­DOS ESTRANHARAM. “Ver­da­de is­so que re­ce­bi?”, in­da­gou em­bai­xa­dor, em gru­po res­tri­to de diplomatas no WhatsApp. “Não sei, mas vou son­dar”, res­pon­deu ou­tro.

REI DAS DIS­TRI­BUI­DO­RAS QUER BAN­CA­DA NO CON­GRES­SO. O bi­li­o­ná­rio Ru­bens Omet­to, que mul­ti­pli­cou a for­tu­na no ra­mo de com­bus­tí­veis, pa­re­ce for­mar uma tropa de cho­que na po­lí­ti­ca: ele é o mai­or fi­nan­ci­a­dor de cam­pa­nhas, com R$ 3,65 mi­lhões até ago­ra. O fi­nan­ci­a­men­to de Omet­to coin­ci­de com a imi­nen­te vo­ta­ção, no Con­gres­so, de projetos que ame­a­çam seu ne­gó­cio mais ren­tá­vel: a obri­ga­ção de re­fi­na­ri­as e des­ti­la­ri­as de ven­de­rem seus pro­du­tos às dis­tri­bui­do­ras co­mo a Co­san, que ele con­tro­la e cu­jo con­se­lho pre­si­de.

BAN­CA­DA DE RES­PEI­TO. Se fo­rem elei­tos, os fi­nan­ci­a­dos por Ru­bens Omet­to se­ri­am a 4ª mai­or ban­ca­da no Se­na­do e a 10ª na Câ­ma­ra, à fren­te de PC­doB, Psol etc.

| FER­DI­NAN­DO RA­MOS/FO­LHA­PRESS

De­pu­ta­do Jair Bol­so­na­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.