Tof­fo­li as­su­me STF até 2020

Metro Brazil (Campinas) - - Brasil -

O mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), as­su­miu on­tem a pre­si­dên­cia da Cor­te pe­los pró­xi­mos dois anos. Aos 50 anos, Tof­fo­li pas­sa a ser o pre­si­den­te mais jo­vem da his­tó­ria do tri­bu­nal. An­tes es­se tí­tu­lo per­ten­cia ao mi­nis­tro Cel­so de Mel­lo, que tor­nou-se pre­si­den­te do Su­pre­mo aos 52 anos.

Tof­fo­li fi­ca­rá à fren­te do STF por dois anos, até se­tem­bro de 2020. O mi­nis­tro Luiz Fux pas­sa a ser o vi­ce-pre­si­den­te da Cor­te.

No­me­a­do pe­lo ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va, Tof­fo­li en­trou pa- ra o Su­pre­mo em ou­tu­bro de 2009, após dois anos e meio co­mo ad­vo­ga­do-ge­ral da União.

Em seu dis­cur­so de pos­se, Tof­fo­li des­ta­cou o pa­pel de “po­der mo­de­ra­dor” do Ju­di­ciá­rio, mas pe­diu hu­mil­da­de à clas­se. “Não so­mos mais nem me­nos que os ou­tros Po­de­res. Com eles e ao la­do de­les, har­mo­ni­o­sa­men­te, ser­vi­mos ao po­vo e à na­ção bra­si­lei­ra. Por is­so, nós, juí­zes, pre­ci­sa­mos ter pru­dên­cia”, de­cla­rou.

| JOSÉ CRUZ / ABR

Aos 50, Tof­fo­li é o pre­si­den­te mais jo­vem do STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.