Ina­dim­plên­cia sal­ta en­tre ido­sos

Metro Brazil (Campinas) - - Economia -

O nú­me­ro de ido­sos en­tre 65 a 84 anos ina­dim­plen­tes cres­ceu 9,56% em agos­to sobre igual pe­río­do de 2017. Se­gun­do pes­qui­sa do SPC Bra­sil, 5,4 mi­lhões de pes­so­as nes­sa fai­xa etá­ria es­tão com o CPF res­tri­to.

Os da­dos mos­tram que é en­tre a po­pu­la­ção mais ve­lha que se ob­ser­va o au­men­to mais acen­tu­a­do da ina­dim­plên­cia. No pe­río­do, con­si­de­ran­do ape­nas os bra- si­lei­ros de 50 a 64 anos, a al­ta foi de 6,26%, para 13 mi­lhões. Já na po­pu­la­ção de 40 a 49 anos, hou­ve au­men­to de 4,77%, para 14,1 mi­lhões.

A ina­dim­plên­cia apre­sen­tou que­da so­men­te en­tre os jo­vens. Con­si­de­ran­do a po­pu­la­ção de 18 a 24 anos, hou­ve um re­cuo de 23,20%, en­quan­to en­tre os bra­si­lei­ros de 25 a 29 anos, a que­da foi de 5,63%.

“Fo­ra do mer­ca­do de tra­ba­lho pe­las mais di­ver­sas ra­zões, se­ja es­tu­do, de­sem­pre­go ou por op­ção, mui­tos des­ses bra­si­lei­ros [mais jo­vens] aca­bam fi­can­do tam­bém fo­ra do mer­ca­do de cré­di­to, re­du­zin­do o con­tin­gen­te de po­ten­ci­ais ina­dim­plen­tes. Já en­tre os ido­sos, que es­tão per­ma­ne­cen­do por mais tem­po no mer­ca­do de tra­ba­lho, a ren­da mais cur­ta nes­sa fai­xa etá­ria e o au­men­to ex­pres­si­vo de gas­tos com saú­de, por exem­plo, po­dem de­sa­jus­tar o or­ça­men­to”, diz o pre­si­den­te do SPC Bra­sil, Ro­que Pel­liz­za­ro Junior.

O nú­me­ro to­tal de ina­dim­plen­tes no país su­biu pe­lo 11º mês con­se­cu­ti­vo na com­pa­ra­ção anu­al, com um avan­ço de 3,63% em agos­to. Es­ti­ma-se que 62,9 mi­lhões de bra­si­lei­ros es­te­jam com o no­me su­jo, o que re­pre­sen­ta 41% da po­pu­la­ção adul­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.