Par­ti­do das fa­ve­las che­ga em Cu­ri­ti­ba

70 vo­lun­tá­ri­os aguar­dam li­be­ra­ção na­ci­o­nal pa­ra co­le­tar as­si­na­tu­ras de cri­a­ção do Fren­te Fa­ve­la

Metro Brazil (Curitiba) - - FRONT PAGE - THI­A­GO MA­CHA­DO ME­TRO CU­RI­TI­BA

De­pois de co­mu­ni­car ao TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral) no úl­ti­mo dia 30, que ob­te­ve o re­gis­tro no car­tó­rio ci­vil, o Fren­te Fa­ve­la Bra­sil prepara a fa­se de co­le­ta de as­si­na­tu­ras – são ne­ces­sá­ri­as qua­se 500 mil pa­ra a cri­a­ção ofi­ci­al do par­ti­do.

No Pa­ra­ná, se­gun­do os or­ga­ni­za­do­res, já há vo­lun­tá­ri­os em seis ci­da­des além da ca­pi­tal. Em Cu­ri­ti­ba são 70. “As fi­chas de as­si­na­tu­ra já che­ga­ram, es­pe­ra­mos a li­be­ra­ção na­ci­o­nal pa­ra dar iní­cio ao re­co­lhi­men­to”, con­ta Jo­sé An­to­nio Cam­pos Jar­dim, que é pre­si­den­te da Cufa-PR (Cen­tral Úni­ca das Fa­ve­las - Pa­ra­ná).

“Ca­da um dos vo­lun­tá­ri­os vai con­vi­dar mais du­as ou três pes­so­as e nós va­mos fa­zer uma gran­de re­de. Co­mo a co­le­ta se­rá con­jun­ta nos 27 Es­ta­dos creio que va­mos con­se­guir até mais do que 500 mil as­si­na­tu­ras”, apos­ta.

A fren­te foi cri­a­da no ano pas­sa­do e pre­ten­de ser a re­pre­sen­tan­te dos mo­ra­do­res de fa­ve­las nas ca­sas le­gis­la­ti­vas. A par­ti­do tam­bém de­fi­niu que os ne­gros se­rão pro­ta­go­nis­tas nos seus qua­dros. “Os ne­gros são 54% da po­pu­la­ção e há 112 mi­lhões de pes­so­as vi­ven­do nas fa­ve­las. Es­sas pes­so­as não es­tão re­pre­sen­ta­das nas câ­ma­ras e as­sem­blei­as”, fa­la Jo­sé.

Pa­ra o ano que vem ainda não há de­fi­ni­ção se ha­ve­rá apre­sen­ta­ção de can­di­da­tos. Em maio, no en­tan­to, a Fren­te con­tra­tou uma pes- qui­sa elei­to­ral res­tri­ta ao Rio de Ja­nei­ro, em que son­dou a po­pu­la­ri­da­de de dois pos­sí­veis no­mes: os rap­pers MV Bill e Ne­ga Giz­za (ve­ja mais ao la­do).

“Por en­quan­to nós es­ta­mos con­cen­tra­dos em ob­ter es­se re­gis­tro ofi­ci­al”, diz Jo­sé, adi­an­tan­do que pe­lo seu com- pro­mis­so com a Cufa não se­rá can­di­da­to e nem se fi­li­a­rá ao no­vo par­ti­do. “Eu sou um en­tu­si­as­ta da pro­pos­ta, acre­di­to que es­sa po­pu­la­ção tem que ser re­pre­sen­ta­da”, diz.

“Não tem o que in­ven­tar na po­lí­ti­ca. As ca­rên­ci­as são co­nhe­ci­das: saú­de, edu­ca­ção... A di­fe­ren­ça é que no nos­so par­ti­do as pes­so­as vão li­dar com ou­tras que re­al­men­te pas­sa­ram por is­so” JO­SÉ AN­TO­NIO CAM­POS JAR­DIM, PRE­SI­DEN­TE DA CUFA-PA­RA­NÁ E VO­LUN­TÁ­RIO DA FREN­TE BRA­SIL FA­VE­LA NO ES­TA­DO

Cu­ri­ti­ba

Na ca­pi­tal os en­con­tros da Fren­te es­tão ocor­ren­do pro­vi­so­ri­a­men­te na So­ci­e­da­de Ope­rá­ria Be­ne­fi­cen­te 13 de Maio, que foi a pri­mei­ra ins­ti­tui­ção da co­mu­ni­da­de ne­gra pa­ra­na­en­se a ser cri­a­da de­pois da abo­li­ção da es­cra­va­tu­ra.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Reu­nião do gru­po na So­ci­e­da­de Ope­rá­ria Be­ne­fi­cen­te 13 de Maio, na úl­ti­ma se­ma­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.