Pri­ma­ve­ra. Es­ta­ção po­de ter La Niña

Metro Brazil (Curitiba) - - { FOCO} -

Há pro­ba­bi­li­da­de de 55% a 60% de que o fenô­me­no cli­má­ti­co La Niña se for­me nes­ta pri­ma­ve­ra e se es­ten­da du­ran­te o ve­rão 2017-2018. É o que in­di­ca o di­ag­nós­ti­co emi­ti­do pe­lo Cen­tro de Pre­vi­sões Cli­má­ti­cas da Ad­mi­nis­tra­ção Na­ci­o­nal Oceâ­ni­ca At­mos­fé­ri­ca (NOAA), nor­te-ame­ri­ca­no.

No Paraná a dis­tri­bui­ção das chu­vas du­ran­te a no­va es­ta­ção de­ve acom­pa­nhar a mé­dia his­tó­ri­ca, se ca­rac­te­ri­zan­do pe­lo re­tor­no das chu­vas abun­dan­tes. “Ou­tu­bro ini­cia com um des­vio po­si­ti­vo de chu­vas ao lon­go da Ba­cia do Rio Igua­çu com 50 a 70 mi­lí­me­tros aci­ma da mé­dia”, in­for­ma o me­te­o­ro­lo­gis­ta do Si­me­par, Ce­zar Du­quia.

Nas de­mais re­giões do Es­ta­do as chu­vas fi­cam den­tro da mé­dia cli­ma­to­ló­gi­ca his­tó­ri­ca, com va­ri­a­ções men­sais. Pa­ra no­vem­bro es­tão pre­vis­tas chu­vas den­tro da mé­dia e em de­zem­bro de­vem fi­car abai­xo em to­das as re­giões pa­ra­na­en­ses. Quan­to às tem­pe­ra­tu­ras, a pre­vi­são é de com­por­ta­men­to na mé­dia no pri­mei­ro mês. Em no­vem­bro e de­zem­bro, de­vem va­ri­ar en­tre a mé­dia e aci­ma de­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.