A AR­TE IMPREVISÍVEL

MON ABRE HO­JE MOS­TRA COM NO­VA PRO­DU­ÇÃO DE JULIANE FUGANTI

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O Mu­seu Os­car Ni­e­meyer (MON) inau­gu­ra ho­je a mos­tra “Cin­co Ele­men­tos”, de Juliane Fuganti. O even­to acon­te­ce às 19h15, na sa­la 11, e tem en­tra­da gra­tui­ta, co­mo em to­das as quar­tas-fei­ras. Du­ran­te a aber­tu­ra, a ar­tis­ta con­du­zi­rá uma vi­si­ta me­di­a­da com o pú­bli­co.

Na mos­tra, que te­ve cu­ra­do­ria de Ma­ria Jo­sé Justino, Fuganti apre­sen­ta suas mais re­cen­tes obras, re­a­li­za­das com téc­ni­cas di­ver­sas, co­mo gra­vu­ra em me­tal, fo­to­gra­vu­ra, pin­tu­ra e ce­râ­mi­ca. A ex­po­si­ção per­ma­ne­ce­rá em car­taz até o dia 26 de no­vem­bro.

A ins­pi­ra­ção pa­ra as obras ex­pos­tas veio de uma vi­si­ta da ar­tis­ta aos man­gues da baía de Gu­a­ra­tu­ba. A par­tir des­sas pai­sa­gens, sur­giu o te­ma da sé­rie de pin­tu­ras “Jar­dins Im­pre­vi­sí­veis”.

A obra ganhou es­se no­me por­que ganhou, pe­las mãos da ar­tis­ta, ele­men­tos que não exis­ti­am ali na re­a­li­da­de, co­mo orquí­de­as, por exem­plo.

A ar­tis­ta

Juliane Fuganti atua na área das ar­tes vi­su­ais des­de a dé­ca­da de 1980, com ên­fa­se, es­pe­ci­al­men­te, em gra­vu­ra.

Nos iní­cio dos anos 1990, in­gres­sou na Es­co­la de Mú­si­ca e Be­las Ar­tes do Pa­ra­ná (EMBAP), on­de le­ci­o­na, até ho­je, nas áre­as de de­se­nho e gra­vu­ra.

Fuganti pos­sui obras no acer­vo do Mu­seu Os­car Ni­e­meyer e já par­ti­ci­pou de ex­po­si­ções in­di­vi­du­ais e co­le­ti­vas em di­ver­sas ci­da­des, tan­to bra­si­lei­ras qu­an­to es­tran­gei­ras, co­mo Bu­e­nos Ai­res, Ma­drid, Li­boa, Porto, Frank­furt, Ber­lim, Pa­ris, Lyon e No­va York.

“Mer­gu­lha nas raí­zes fe­cun­das dos man­gues, de on­de ir­rom­pe com no­vas ex­pe­ri­ên­ci­as... Nes­se oce­a­no, cria seu jar­dim.”

MA­RIA JO­SÉ JUSTINO, CURADORA

“Em ‘Jar­dins Im­pre­vi­sí­veis’, a ex­pe­ri­ên­cia é qua­se co­mo a de Ali­ce no País das Ma­ra­vi­lhas”

JULIANE FUGANTI, AR­TIS­TA

A sé­rie “Jar­dins Im­pre­vi­sí­veis” traz pai­sa­gens com ele­men­tos fan­ta­si­o­sos

Juliane Fuganti, co­nhe­ci­da por suas gra­vu­ras, pos­sui obras no acer­vo do MON

NEGO MI­RAN­DA

Ex­po­si­ção con­ta com pin­tu­ras, gra­vu­ras e ce­râ­mi­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.