Ga­e­co pren­de Ri­cha, que tam­bém é al­vo da PF

Ex-go­ver­na­dor, a mu­lher de­le e in­te­gran­tes de seu go­ver­no fo­ram de­ti­dos

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Ope­ra­ções si­mul­tâ­ne­as. O ex-go­ver­na­dor, can­di­da­to ao Se­na­do pe­lo PSDB, foi pre­so em in­ves­ti­ga­ção so­bre ir­re­gu­la­ri­da­des em pro­gra­ma de me­lho­ria de es­tra­das ru­rais na sua ges­tão. Tam­bém on­tem, po­li­ci­ais fe­de­rais fi­ze­ram bus­cas na re­si­dên­cia do tu­ca­no na 53a fa­se da La­va Ja­to

Du­as ope­ra­ções, uma fe­de­ral e ou­tra es­ta­du­al, re­sul­ta­ram on­tem na pri­são de 15 pes­so­as em Cu­ri­ti­ba e no in­te­ri­or do estado, en­tre elas o ex-go­ver­na­dor e can­di­da­to ao Se­na­do Be­to Ri­cha (PSDB), a mu­lher de­le, Fer­nan­da Ri­cha, pa­ren­tes e as­ses­so­res do tu­ca­no e em­pre­sá­ri­os. Três pes­so­as fo­ram pre­sas pela Po­lí­cia Fe­de­ral, no âm­bi­to da operação La­va Ja­to, e 12 na operação Rá­dio Pa­tru­lha, de­fla­gra­da pe­lo Ga­e­co (Gru­po de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do), do MP-PR (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Pa­ra­ná).

Ri­cha e a mu­lher fo­ram pre­sos no apar­ta­men­to do ca­sal, no bair­ro Mos­sun­guê, no iní­cio da ma­nhã, na operação do Ga­e­co. Tam­bém fo­ram de­ti­dos o ir­mão do ex-go­ver­na­dor, o ex-se­cre­tá­rio de In­fra­es­tru­tu­ra Jo­sé Ri­cha Fi­lho, co­nhe­ci­do co­mo Pe­pe; Luiz Abib An­toun, pri­mo do tu­ca­no; e Eze­qui­as Mo­rei­ra, li­ga­do à fa­mí­lia Ri­cha e ex-se­cre­tá­rio es­pe­ci­al de Ce­ri­mo­ni­al do go­ver­no do estado, en­tre ou­tros. Mais três pes­so­as ti­ve­ram man­da­do de pri­são tem­po­rá­ria ex­pe­di­do, mas não fo­ram pre­sas on­tem.

A in­ves­ti­ga­ção do Ga­e­co apu­ra os cri­mes de cor­rup­ção, frau­de a li­ci­ta­ção, la­va­gem de di­nhei­ro e obs­tru­ção à Jus­ti­ça no pro­gra- ma Pa­tru­lha do Cam­po, que fun­ci­o­nou en­tre mar­ço de 2013 e ju­lho de 2015. O co­or­de­na­dor do Ga­e­co, Le­o­nir Ba­tis­ti, dis­se que as in­ves­ti­ga­ções es­tão sob si­gi­lo de jus­ti­ça e que não po­de­ria pas­sar mais in­for­ma­ções. Se­gun­do ele, fo­ram cum­pri­dos man­da­dos de bus­ca e apre­en­são em 26 en­de­re­ços.

Os sus­pei­tos fo­ram de­ti­dos no Ga­e­co, no Ahú, e trans­fe­ri­dos pa­ra o Com­ple­xo Mé­di­co-Pe­nal, em Pi­nhais. O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná de­ter­mi­nou que Be­to e Fer­nan­da se­jam trans­fe­ri­dos pa­ra o Re­gi­men­to de Po­lí­cia Mon­ta­da.

La­va Ja­to

A 53ª fa­se da Ope­ra­cão La­va Ja­to, de­no­mi­na­da Operação Pi­lo­to, re­sul­tou nas pri­sões de De­o­nil­son Rol­do, ex-che­fe de Ga­bi­ne­te de Be­to Ri­cha no go­ver­no do estado; Jor­ge The­o­dó­cio Athe­ri­no, em­pre­sá­rio, ami­go do ex-go­ver­na­dor e apon­ta­do co­mo ope­ra­dor fi­nan­cei­ro do tu­ca­no; e Ti­a­go Cor­reia Adri­a­no Ro­cha, que tra­ba­lha­va com Athe­ri­no.

A de­nún­cia con­tra eles foi apre­sen­ta­da na se­ma­na pas­sa­da pe­lo MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) ao juiz Sérgio Mo­ro, da 13ª Va­ra Fe­de­ral de Cu­ri­ti­ba. O MPF tam­bém so­li­ci­tou a pri­são de Pe­pe Ri­cha e Eze­qui­as Mo­rei­ra, mas Mo­ro ne­gou.

Se­gun­do a de­nún­cia do MPF, em 2014 Rol­do agiu pa­ra be­ne­fi­ci­ar a em­prei­tei­ra Ode­bre­cht na li­ci­ta­ção pa­ra a du­pli­ca­ção da PR323, no Nor­te do estado. Em tro­ca, de acor­do com a for­ça ta­re­fa da operação La­va Ja­to, a em­prei­tei­ra re­pas­sou R$ 4 milhões a Rol­do e ao gru­po po­lí­ti­co de Be­to Ri­cha. Athe­ri­no te­ria ido ao es­cri­tó­rio da Ode­bre­cht em Cu­ri­ti­ba pa­ra co­brar o pa­ga­men­to da pro­pi­na.

Os pro­cu­ra­do­res re­ce­be­ram a gra­va­ção de uma con­ver­sa em que Rol­do diz ao re­pre­sen­tan­te de ou­tra cons­tru­to­ra que o go­ver­no ti­nha “um com­pro­mis­so” em re­la­ção à obra da PR-323, que se­ria com a Ode­bre­cht. Em con­tra­par­ti­da, a em­pre­sa se­ria be­ne­fi­ci­a­da em con­tra­tos com a Co­pel.

“Coin­ci­dên­cia”

Os pro­cu­ra­do­res en­vol­vi­dos nas du­as ope­ra­ções ne­ga­ram qual­quer com­bi­na­ção e atri­buí­ram a uma “coin­ci­dên­cia” o fa­to de as du­as ocor­re­rem no mes­mo dia.

“Foi coin­ci­dên­cia, em­bo­ra nin­guém vá acre­di­tar”, dis­se Ba­tist­ti. “As ope­ra­ções acon­te­ce­ram de for­ma in­de­pen­den­te”, ga­ran­tiu o pro­cu­ra­dor do MPF Car­los Fer­nan­do dos Santos Li­ma. “Nós des­co­nhe­ce­mos com­ple­ta­men­te es­sas in­ves­ti­ga­ções, pri­sões, bus­cas e apre­en­sões (fei­tas pe­lo Ga­e­co)”.

| GE­RAL­DO BUBNIAK/FOLHAPRESS

Pro­cu­ra­do­res dei­xam o pré­dio on­de mo­ra o ex- go­ver­na­dor Be­to Ri­cha, no bair­ro Mos­sun­guê, em Cu­ri­ti­ba

| EDUARDO MATYSIAK/FU­TU­RA PRESS

Mo­vi­men­ta­ção em fren­te ao pré­dio on­de mo­ra Ri­cha, no Mos­sun­guê, co­me­çou ce­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.