Pro­je­to pre­ser­va pal­mei­ras na­ti­vas

Apoio fi­nan­cei­ro. Be­ne­fi­ci­a­da por edi­tal da Fun­da­ção Gru­po Bo­ti­cá­rio, So­ci­e­da­de Chauá vai ana­li­sar es­pé­ci­es ame­a­ça­das no PR e pro­por ações emer­gen­ci­ais para con­ser­va­ção

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Três projetos am­bi­en­tais com atu­a­ção no Pa­ra­ná vão re­ce­ber ao to­do cer­ca de R$ 480 mil para de­sen­vol­ve­rem su­as ações de con­ser­va­ção ao lon­go dos pró­xi­mos anos. Eles fo­ram apro­va­dos mês pas­sa­do no edi­tal lançado no 1º se­mes­tre des­te ano pe­la Fun­da­ção Gru­po Bo­ti­cá­rio de Pro­te­ção à Na­tu­re­za. Um tra­ta sobre o es­tu­do de an­fí­bi­os na Ma­ta Atlân­ti­ca, ou­tro para ava­li­ar a saú­de dos man­gue­zais e do caranguejo-uçá no li­to­ral e por fim um para lo­ca­li­zar e con­ser­var es­pé­ci­es de pal­mei­ras ame­a­ça­das (leia no box).

Es­te úl­ti­mo pro­je­to, da So­ci­e­da­de Chauá, com du­ra­ção de 24 me­ses, vai ana­li­sar cin­co es­pé­ci­es de pal­mei­ras en­dê­mi­cas de cam­pos de al­ti­tu­de, prin­ci­pal­men­te em Cam­pos Na­tu­rais [in­te­gra o bi­o­ma da Ma­ta Atlân­ti­ca], que ocor­re em áre­as de tran­si­ção com a Floresta com Arau­cá­ria. “Os cam­pos es­tão ain­da mais de­gra­da­dos que a Floresta. As es­pé­ci­es já são ra­ras e nes­te am­bi­en­te es­tão mais ame­a­ça­das, por is­so a es­co­lha”, ex­pli­ca Pa­blo Hoff­mann, en­ge­nhei­ro flo­res­tal e diretor exe­cu­ti­vo da Chauá.

Se­gun­do Hoff­mann, o tra­ba­lho con­sis­te pri­mei­ro em pes­qui­sa de da­dos e tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos sobre on­de ocor­ri­am as es­pé­ci­es para de­pois ir a cam­po fa­zer um di­ag­nós­ti­co da si­tu­a­ção. “Que­re­mos sa­ber se exis­te al­gu­ma re­ge­ne­ra­ção ou são ape­nas re­ma­nes­cen­tes. De­pois, va­mos pro­por ações emer­gen­ci­ais para con­ser­va­ção e pa­ra­le­la­men­te, quan­do pos­sí­vel, co­le­tar se­men­tes para ten­tar re­pro­du­zir no nos­so vi­vei­ro [em Cam­po Lar­go] para um futuro pro­je­to de rein­tro­du­ção” diz ele, que te­rá aju­da da Eco­lo­gia da UFPR.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/SO­CI­E­DA­DE CHAUÁ

Bu­tia eri­os­patha, o “bu­tiá, bu­tiá- da- ser­ra ou bu­ti­a­zei­ro” en­con­tra­do em re­giões ser­ra­nas do sul, es­tá ame­a­ça­do de ex­tin­ção. Na fo­to, bu­tiás em Pal­mas- PR

| DI­VUL­GA­ÇÃO/SO­CI­E­DA­DE CHAUÁ

Trith­ri­nax acantho­co­ma, “ca­ran­dá bu­ri­tí ou pal­mei­ra-le­que”, em La­ran­jei­ras do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.