‘Mo­na Li­sa vs Adolph Hi­tler’ con­tra­põe ar­te e au­to­ri­ta­ris­mo

Ar­te e guer­ra. Es­pe­tá­cu­lo traz acon­te­ci­men­tos da Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al e ge­ra re­fle­xão sobre ar­te, his­tó­ria e o po­der da pa­la­vra

Metro Brazil (Curitiba) - - CULTURA -

Es­treia ho­je, no Es­tú­dio De­lí­rio, o es­pe­tá­cu­lo “Mo­na Li­sa vc Adolph Hi­tler”. A pe­ça le­van­ta uma dis­cus­são sobre ar­te, his­tó­ria e au­to­ri­ta­ris­mo.

A his­tó­ria con­ta­da ao pú­bli­co se pas­sa em Pa­ris, em 1944, quan­do a Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al ca­mi­nha­va para seu fim. A ca­pi­tal fran­ce­sa, pres­tes a ser li­ber­ta­da pe­las tro­pas ali­a­das, es­ta­va sob o con­tro­le das tro­pas ale­mãs.

Diante da imi­nên­cia da der­ro­ta, Adolph Hi­tler or­de­na que o ge­ne­ral Di­e­tri­ch Von Chol­titz des­trua a ci­da­de – e não dei­xe resquí­ci­os se­quer de mo­nu­men­tos ou obras de ar­tes.

Na noi­te an­te­ri­or à exe­cu­ção da or­dem, o ge­ne­ral re-

ce­be a vi­si­ta do côn­sul su­e­co em Pa­ris, Ra­oul Nor­dling, que tenta con­ven­cê-lo a não co­me­ter a bar­bá­rie.

O es­pe­tá­cu­lo gi­ra em tor­no des­se em­ba­te, do jo­go dra­má­ti­co em que, fren­te a fren­te, dois ho­mens bus­cam fa­zer sua con­vic­ção pre­va­le­cer.

No pal­co, os acon­te­ci­men­tos re­ais unem-se às li­ber­da­des ar­tís­ti­cas para cri­ar a re­fle­xão em tor­no do que a con­vic­ção de um ho­mem po­de con­se­guir – e de co­mo pa­la­vras têm o po­der de mu­dar os ru­mos do mun­do.

O tex­to e a di­re­ção são de Ed­son Bueno, que tam­bém dá vida ao côn­sul. Para ele, o con­teú­do do es­pe­tá­cu­lo é per­ti­nen­te, já que mui­to se dis­cu­te sobre a li­ber­da­de de ex­pres­são e a ne­ces­si­da­de de con­ser­var a ar­te e as me­mó­ri­as his­tó­ri­cas.

“A pe­ça mos­tra o con­tra­pon­to en­tre o au­to­ri­ta­ris­mo e o hu­ma­nis­mo ex­pres­so pe­la pai­xão pe­la ar­te.”

ED­SON BUENO, AR­TIS­TA

| DI­VUL­GA­ÇÃO

O côn­sul, in­tre­pre­ta­do por Ed­son Bueno, usa su­as pa­la­vras para ten­tar impedir a des­trui­ção da ar­te pa­ri­si­en­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.