Bola pa­ra­da?

Jus­ti­ça. Con­ces­são do Ma­ra­ca­nã é can­ce­la­da por ir­re­gu­la­ri­da­des na li­ci­ta­ção para a ini­ci­a­ti­va pri­va­da

Metro Brazil (Curitiba) - - ESPORTE -

Uma de­ci­são do juiz Mar­cel­lo Al­va­ren­ga Lei­te, da 9a Va­ra de Fa­zen­da Pú­bli­ca do Rio, can­ce­lou em ca­rá­ter li­mi­nar, on­tem, a con­ces­são do Ma­ra­ca­nã, à ini­ci­a­ti­va pri­va­da. Para o ma­gis­tra­do, a IMX-Hol­ding/SA, uma das em­pre­sas que com­pu­nha o con­sór­cio, re­ce­beu in­for­ma­ções pri­vi­le­gi­a­das.

O acor­do com o Go­ver­no, de 2013, pre­via que o lo­cal fos­se ex­plo­ra­do co­mer­ci­al­men­te por 35 anos com a con­ces­são. Ao acei­tar uma Ação Ci­vil Pú­bli­ca, o juiz expôs que o Es­ta­do é o res­pon­sá­vel por man­ter as ati­vi­da­des do com­ple­xo es­por­ti­vo, que tam­bém abran­ge o par­que aquá­ti­co Jú­lio De­la­ma­re, o es­tá­dio de atletismo Cé­lio de Bar­ros e a es­co­la mu­ni­ci­pal Fri­en­den­rei­ch.

A le­gis­la­ção para par­ce­ri­as pú­bli­co-pri­va­das in­di­ca que as fir­mas par­ti­cu­la­res de­vem as­su­mir os in­ves­ti­men­tos em ser­vi­ços. No Ma­ra­ca­nã, con­tu­do, o po­der pú­bli­co ar­cou com gas­tos em in­ter­ven­ções.

O Go­ver­no do Es­ta­do afir­mou que ain­da não foi no­ti­fi­ca­do sobre a de­ci­são. Já o con­sór­cio que ad­mi­nis­tra o prin­ci­pal pal­co do fu­te­bol ca­ri­o­ca con­fir­mou que foi in­for­ma­do ofi­ci­al­men­te acer­ca da de­ter­mi­na­ção e que ana­li­sa quais se­rão as ati­tu­des a se­rem to­ma­das.

Es­tá con­fir­ma­do que, para me­lho­rar as con­di­ções do gra­ma­do, o Ma­ra­ca­nã fi­ca­rá sem se­di­ar partidas en­tre ama­nhã e o dia 22. De­pois, é pre­vis­ta uma nova pau­sa, en­tre os di­as 24 des­te mês e 3 de ou­tu­bro.

Lon­gas pa­ra­li­sa­ções

Des­de a re­for­ma, o es­tá­dio con­vi­veu com lon­gos pe­río­dos de ina­ti­vi­da­de. Além do pe­río­do para re­cons­tru­ção, o es­pa­ço fi­cou sem re­ce­ber jo­gos para a Co­pa das Con­fe­de­ra­ções, em 2013, a Co­pa do Mun­do, em 2014, a Olim­pía­da, em 2016, e por con­ta de im­pas­ses do con­sór­cio com o Go­ver­no e clu­bes.

PEDRO MAR­TINS/AGIF/FO­LHA­PRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.