A MU­LHER DO PAU BRA­SIL

ADRIANA CALCANHOTTO TRAZ SEU NO­VO SHOW AO GUAÍRA AMA­NHÃ

Metro Brazil (Curitiba) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Em no­va tur­nê, Adriana Calcanhotto apre­sen­ta o show “A Mu­lher do Pau Bra­sil” nes­te sá­ba­do no Te­a­tro Guaíra.

O es­pe­tá­cu­lo foi ide­a­li­za­do co­mo um “con­cer­to-te­se” – ser­vin­do co­mo uma es­pé­cie de con­clu­são da re­si­dên­cia ar­tís­ti­ca da can­to­ra na Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, em Por­tu­gal, on­de es­te­ve nos úl­ti­mos dois anos entre cur­sos e apre­sen­ta­ções.

Acom­pa­nha­da dos músicos Bem Gil e Bru­no di Lul­lo, Adriana apre­sen­ta­rá ao pú­bli­co um re­per­tó­rio di­ver­si­fi­ca­do.

Há, em seu set list, can­ções iné­di­tas, re­lei­tu­ras (co­mo a de “As Ca­ra­va­nas”, de Chi­co Bu­ar­que), mú­si­cas com­pos­tas no pe­río­do lu­si­ta­no, além de clás­si­cos de sua car­rei­ra, co­mo “In­ver­no”, “Vam­bo­ra” e “Es­qua­dros”.

Can­ções de Adriana

A can­ção-tí­tu­lo, iné­di­ta, traz um tom au­to­bi­o­grá­fi­co ao show – sua le­tra con­ta a tra­je­tó­ria de saí­da do sul do país (a ar­tis­ta é na­tu­ral de Por­to Ale­gre) e ida ao Rio de Ja­nei­ro.

O tí­tu­lo da can­ção ain­da re­to­ma o no­me de um es­pe­tá­cu­lo do iní­cio de sua car­rei­ra, ain­da em sua ci­da­de na­tal, nos anos 80.

Foi nes­se pe­río­do em que a ar­tis­ta co­me­çou a ser ins­ti­ga­da pe­lo “Ma­ni­fes­to da Po­e­sia Pau Bra­sil”, do mo­der­nis­ta Oswald de Andrade, e toda a sua in­fluên­cia no mo­vi­men­to tro­pi­ca­lis­ta dé­ca­das de­pois.

Tais te­mas, que sem­pre es­ti­ve­ram pre­sen­tes em sua obra, res­sur­gi­ram com in­ten­si­da­de no pe­río­do em que es­te­ve em Coim­bra e, ago­ra, to­mam os pal­cos bra­si­lei­ros.

Adriana, que foi in­clu­si­ve no­me­a­da Em­bai­xa­do­ra da Lín­gua Por­tu­gue­sa da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra em 2015, sem­pre ne­gou quan­do lhe per­gun­ta­vam se já ha­via “vi­ra­do por­tu­gue­sa”. “Nun­ca me sen­ti tão brasileira co­mo ago­ra”, diz.

“Nas­ceu no sul / Foi pa­ra o Rio... No além mar on­de emer­giu / cha­mou-se a mu­lher do Pau Bra­sil”

TRECHO DE CAN­ÇÃO DO NO­VO SHOW

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Show de Adriana es­tre­ou em Por­tu­gal, on­de ela vi­veu por dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.