Cães ata­cam 11 pes­so­as em 15 di­as na Ufes

Após ca­sos, em Goi­a­bei­ras, Vi­tó­ria, a uni­ver­si­da­de pe­diu apoio à pre­fei­tu­ra pa­ra cap­tu­ra dos ani­mais

Metro Brazil (Espirito Santo) - - Primeira Página - PRISCILLA THOMP­SON METRO ES­PÍ­RI­TO SAN­TO

Pe­lo me­nos três cães têm as­sus­ta­do es­tu­dan­tes, pro­fes­so­res e vi­si­tan­tes que fre­quen­tam o cam­pus de Goi­a­bei­ras da Ufes (Uni­ver­si­da­de Federal do Es­pí­ri­to San­to), em Vi­tó­ria. Nos úl­ti­mos 15 di­as, fo­ram re­gis­tra­dos 11 ata­ques pe­los ani­mais. Di­an­te da si­tu­a­ção, a uni­ver­si­da­de so­li­ci­tou o apoio do Cen­tro de Vi­gi­lân­cia em Saú­de Am­bi­en­tal da pre­fei­tu­ra pa­ra cap­tu­rar os ani­mais. Equi­pes es­ti­ve­ram no lo­cal on­tem, mas não con­se­gui­ram fa­zer a cap­tu­ra. Uma no­va ten­ta­ti­va de­ve ser fei­ta ama­nhã.

To­dos os ca­sos fo­ram aten­di­dos pe­lo ser­vi­ço de saú­de da Ufes. As pes­so­as re­ce­be­ram os pri­mei­ros so­cor­ros e fo­ram en­ca­mi­nha­das pa­ra uni­da­des de saú­de pa­ra se­rem va­ci­na­das.

O es­tu­dan­te do cur­so de edu­ca­ção fí­si­ca Jú­lio Cé­sar San­tos de Sou­za, 22 anos, con­ta que qua­se foi ata­ca­do na noi­te da úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, pró­xi­mo à can­ti­na do cen­tro de Edu­ca­ção Fí­si­ca.

Cor­ri­da

“Um dos cães veio na mi­nha di­re­ção pu­lan­do. Co­mo já ha­via ou­vi­do re­la­tos de ata­ques, saí cor­ren­do, mas apa­re­ce­ram ou­tros dois. Só con­se­gui me li­vrar de­les quan­do en­trei em um ban­co”, lem­bra.

Se­gun­do o ge­ren­te de se­gu­ran­ça e lo­gís­ti­ca da pre­fei­tu­ra uni­ver­si­tá­ria, Ani­val Luiz dos San­tos, atu­al­men­te há seis cães vi­ven­do den­tro do cam­pus. “Mas três vêm apre­sen­tan­do es­se com­por­ta­men­to agres­si­vo. São ani­mais de médio a gran­de por­te, dois de­les de cor ama­re­la­da e um de cor pre­ta. Nor­mal­men­te, an­dam jun­tos e fi­cam pró­xi­mos ao Res­tau­ran­te Uni­ver­si­tá­rio e à Bi­bli­o­te­ca Cen­tral”, de­ta­lha.

A Ufes já che­gou a ter mais de 50 cães vi­ven­do no cam­pus. “Mui­tas pes­so­as vi­si­tam o lo­cal no fim de semana e aban­do­nam os ani­mais aqui, sem se dar con­ta do pro­ble­ma que tra­zem pa­ra a co­mu­ni­da­de”, aler­ta.

Aju­da

On­tem, a equi­pe de cap­tu­ra não con­se­guiu se apro­xi­mar dos ani­mais. A pre­fei­tu­ra de Vi­tó­ria vai pe­dir aju­da à Po­lí­cia Am­bi­en­tal pa­ra fa­zer o tra­ba­lho. Os cães de­vem ser cas­tra­dos, va­ci­na­dos e en­ca­mi­nha­dos pa­ra abri­gos.

A Ufes ori­en­ta as pes­so­as que, ao avis­ta­rem os ca­chor­ros, se afas­tem de­les e evi­tem mo­vi­men­tos brus­cos, que po­dem de­mons­trar me­do. A Vi­gi­lân­cia Uni­ver­si­tá­ria po­de ser aci­o­na­da pe­lo ra­mal 2727 ou pe­lo apli­ca­ti­vo Aler­ta Ufes.

| CHI­CO GUEDES

Equi­pe da Vi­gi­lân­cia em Saú­de Am­bi­en­tal ten­tou pe­gar os cães on­tem

| UFES/DI­VUL­GA­ÇÃO

Dois dos ca­chor­ros que fi­cam sol­tos no cam­pus de Goi­a­bei­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.